Plano médico

**Esse benefício não é de responsabilidade da Fundação IBM, mas sim da IBM Brasil.

O Plano Médico consiste em disponibilizar atendimento médico, laboratorial e hospitalar para público definido conforme elegibilidade, por meio de prestadores oferecidos pelo fornecedor da IBM para este fim.

O plano é administrado atualmente pelo Bradesco Saúde, cujo objetivo é auxiliar os titulares e seus dependentes elegíveis, com despesas de procedimentos basicamente voltados a tratamentos de doenças e recuperação de saúde, excluindo atividades de cunho estético, de promoção de saúde e preventivas.

O aposentado terá direito, de acordo com a elegibilidade, a utilizar o plano por meio da Rede Credenciada, ou seja, prestadores credenciados ao fornecedor Bradesco Saúde, ou utilizar o plano por meio do Livre Escolha, onde poderá solicitar reembolso, conforme regras do plano, em todo território nacional. Conforme utiliza o plano, o funcionário co-participa das despesas junto com a IBM, por meio do pagamento via boleto bancário.

 

Funcionários que firmaram contrato de trabalho individual com a IBM até 31 de dezembro de 1998 e este contrato estiver em vigor na data da aposentadoria, terá direito ao mesmo plano que tinha quando funcionário ativo, seja Rede Credenciada ou Livre Escolha.
Se firmou contrato de trabalho individual com a IBM a partir de 01 de janeiro de 1999, não terá direito ao plano médico na aposentadoria.
Os funcionários cujos contratos de trabalho com a IBM tiveram início em razão de qualquer forma de reorganização societária, tal como aquisição, incorporação ou fusão, não são elegíveis ao plano médico na aposentadoria, independentemente de sua data de admissão.
Toda e qualquer alteração ocorrida no plano médico dos beneficiários ativos aplicar-se-á também ao plano médico dos aposentados pela Fundação Previdenciária IBM.
Se for desligado da IBM antes de ter direito à aposentadoria, não será elegível ao plano médico IBM, mesmo que continue contribuindo para a Fundação Previdenciária IBM (autopatrocínio ou benefício definido).
Se o desligamento for por Justa Causa, o funcionário perderá a elegibilidade ao plano médico na aposentadoria.

Importante: As elegibilidades ao plano odontológico e Vidalink, seguem o mesmo critério da do plano médico.

Os titulares e dependentes terão cobertura percentual, de acordo com as regras do plano médico ou do plano psicoterápico, sobre as despesas conforme abaixo:

Rede Credenciada - pequeno risco (todos os procedimentos com exceção de internação).
Funcionários/Aposentados - 15% de coparticipação pagos através de boleto bancário

Rede Credenciada - grande risco (internação)
Funcionários/aposentados - 15% de coparticipação ou R$ 299,50 Franquia pagos através de boleto bancário

Livre Escolha - pequeno risco (todos os procedimentos com exceção de internação)
Funcionários/aposentados – 75% de reembolso limitado a tabela de referência Bradesco

Livre Escolha - grande risco (internação)
Funcionários/aposentados - 15% de coparticipação ou R$ 299,50 Franquia por evento

Reembolso – Bradesco Saúde
Os pedidos de reembolso poderão ser feitos pelo App ou pelo site da Bradesco Saúde, seguindo as instruções contidas nos respectivos links.

Neste momento, em caráter de exceção, não será necessário fazer o envio dos comprovantes originais. Porém, pedimos que guarde com você todos os documentos, pois eles poderão ser solicitados futuramente para fins de auditoria.

Reembolso – Bradesco Dental
Os pedidos de reembolso deverão ser encaminhados por e-mail para o focal da Bradesco de sua localidade (section “Contatos”).

Neste momento, em caráter de exceção, não será necessário fazer o envio dos comprovantes originais. Porém, pedimos que guarde com você todos os documentos, pois eles poderão ser solicitados futuramente para fins de auditoria.

Solicitação de Prévia de Reembolso

Antes de realizar qualquer procedimento cirúrgico pelo plano Livre Escolha, informe-se sobre o valor a ser reembolsado de acordo com os limites do plano médico, solicitando uma prévia de reembolso.

Para tanto, deverá entrar em contato com Unidade de Atendimento da Bradesco Saúde (0800 701 2713) informando o nome do procedimento a ser realizado ou o código da tabela com os valores cobrados por cada profissional da equipe. A prévia será fornecida em até 10 dias úteis a partir da data de recebimento da solicitação na Bradesco Saúde. Não será fornecida a prévia se os valores da equipe não forem informados.

Atenção: serão considerados para pagamento os valores que constarem dos recibos médicos apresentados para reembolso, dentro dos limites do plano, mesmo que sejam diferentes da prévia, lembrando que sempre haverá coparticipação em todas as utilizações.

Reembolso – Vidalink
Os pedidos de reembolso poderão ser feitos pelo App ou pelo site Vidalink, seguindo as instruções contidas nos respectivos links.

Fique Atento:

  • Os pedidos de reembolso do plano de medicamentos deverão ser apresentados para processamento no período de 60 dias a contar da data da emissão do recibo. No entanto, no caso de ocorrerem no último mês do ano, admitem-se que os pedidos sejam apresentados somente até o dia 31 de janeiro do ano subseqüente.
  • Não será concedido nenhum tipo de adiantamento de crédito.

Receitas de medicamentos de uso contínuo terão validade de 01 (um) ano a contar da data da emissão da mesma, porém vale lembrar que a compra de medicamentos poderá ser realizada de 3 em 3 meses. A nova compra estará liberada 10 dias antes do término da medicação e poderá ser adquirido o tratamento por mais 3 meses, utilizando a mesma receita. A regra baseia-se em: número de caixas adquiridas, quantidade diária consumida pelo usuário e princípio ativo.

Para evitar o deslocamento e manter sua rotina de acompanhamento médico, conte com o Saúde Digital, a Telemedicina da Bradesco Saúde. Toda a praticidade da videochamada em consultas médicas regulares com a rede referenciada. Atendimento ágil e seguro para caso de dúvidas ou sintomas de COVID-19.

Basta acessar o app Bradesco Saúde para realizar uma consulta., 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você poderá ter consultas imediatas e um chat para dúvidas.Saiba mais aqui. 

Além do suporte via App, agora é possível também, vídeo consultas com os médicos das clínicas Meu Doutor Novamed em várias especialidades, basta realizar o agendamento através do telefone (11) 3930-4444. São consultas em diversas especialidades, acesse o site Bradesco e confira.

O Dentista online é o serviço de teleorientação odontológica disponível para os beneficiários Bradesco Dental IBM.
Com apenas um clique, você pode se conectar com um dos especialistas por videochat para esclarecer dúvidas e até mesmo receber orientações de procedimentos dentários.

O serviço está disponível de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h, via videochat em tempo real.

Acesse: www.bradescoseguros.com.br/dental

-> Clique em fazer login -> Contratante (pessoa jurídica) -> Dental -> Beneficiário -> Usuário: CPF beneficiário e senha.

Basta clicar no ícone Dentista Online, na lateral direita da tela, na área logada do beneficiário. Habilite sua câmera e, em instantes, um dentista especializado estará à disposição para esclarecer dúvidas sobre tratamentos ou orientar sobre procedimentos odontológicos. O serviço é válido para todo o território nacional.

Os beneficiários da Bradesco Saúde têm disponíveis os exames sorológicos para COVID-19, que detectam a presença dos anticorpos IgG ou anticorpos totais no sangue do paciente produzidos pelo organismo após exposição ao novo coronavírus, e o de RT-PCR (conhecido como PCR), responsável por identificar a presença do vírus Sars-Cov-2 no período em que está ativo no organismo.

Ainda que o Bradesco Saúde cubra os exames, é preciso estar atento às regras:

1) Testes rápidos não são elegíveis a reembolso pelo plano médico;

2) Sorologia IgM não é elegivel a cobertura pelo plano médico, seja na rede credenciada ou através de reembolso;

3) Se o pedido de realização do teste for exigido por algum Cliente, o funcionário IBM deverá procurar o seu gerente, antes de realizar o exame, pois o plano médico não reembolsará essas despesas. O gerente deverá procurar o CMT para avaliar o pedido do cliente. (Carlos Hopf).

4) Para solicitar o reembolso, deverá seguir os critérios abaixo informados, através de pedido/relatório médico com justificativa, através do app ou site Bradesco.

5) Funcionários que tiveram contato com outras pessoas que testaram positivo para Covid19, deverão apresentar os mesmos documentos para cobertura dos exames, de acordo com as exigências das Diretrizes de utilização da Agência Nacional de Saúde/ANS. Se não há sintoma os exames não possuem cobertura pelo Plano Médico.

Exame RT-PCR para detecção do novo Coronavírus

O Bradesco Saúde oferece a cobertura obrigatória para RT-PCR, de acordo com as exigências das Diretrizes de utilização da Agência Nacional de Saúde/ANS, quando preenchidos dois ou mais dos seguintes sintomas:

Febre, que pode estar presente no momento do exame clínico ou referida pelo paciente (sensação febril) de ocorrência recente;
Sintomas do trato respiratório (por exemplo, tosse, dispneia, coriza, dor de garganta);
Outros sintomas consistentes incluindo, mialgias, distúrbios gastrointestinais (diarreia/náuseas/vômitos), perda ou diminuição do olfato (anosmia) ou perda ou diminuição do paladar (ageusia).

Observações:

Em crianças, além dos itens anteriores, considera-se também a obstrução nasal, a desidratação e a falta de apetite (inapetência), na ausência de outro diagnóstico específico.
Em idosos, deve-se considerar também, critérios específicos de agravamento como: síncope (desmaio ou perda temporária de consciência), confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e falta de apetite (inapetência).
O diagnóstico clínico da doença, também deve ser considerado em pacientes com doença grave do trato respiratório inferior sem causa clara, como é o caso de pacientes que se apresentem em Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Nesta síndrome o indivíduo apresenta-se em franca dispneia/desconforto respiratório/dificuldade para respirar com saturação de oxigênio (O2) menor do que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto (cianose) ou queixa de pressão persistente no tórax.
Em crianças, a SRAG apresenta-se com os sinais e sintomas anteriores, devendo ser observados sinais característicos de esforço respiratório, tais como, os batimentos de asa de nariz, tiragem intercostal, e, por fim, alteração na coloração das extremidades que ficam azuladas (cianose).

Exame de sorologia para detecção do novo Coronavírus – IgG / IgA

Esse exame é realizado por meio de coleta de sangue da veia, com a finalidade de dosar anticorpos.

Após o nosso organismo entrar em contato com o vírus, é preciso aguardar alguns dias até que esses anticorpos sejam produzidos e, depois, a quantidade desses anticorpos seja detectável em um teste sorológico. Esse período é chamado de "janela imunológica".

O intervalo de tempo ideal para detectar esses anticorpos seria a partir do 8º dia do aparecimento dos sintomas.

O Bradesco Saúde oferece cobertura obrigatória desse exame, conforme solicitação do médico assistente, quando preenchido um dos critérios do Grupo I e nenhum do Grupo II.

Grupo I (critérios de inclusão):

  1. A) Crianças ou adolescentes com quadro suspeito de Síndrome Multissistêmica Inflamatória pós-infecção pelo SARS-Cov2.

SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE (SRAG): Indivíduo com SG que apresente: dispneia/desconforto respiratório OU pressão persistente no tórax OU saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente OU coloração azulada dos lábios ou rosto. Em crianças: além dos itens anteriores, observar os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência;

SÍNDROME GRIPAL (SG): Indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois (2) dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos. Em crianças: além dos itens anteriores considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico. Em idosos: deve-se considerar também critérios específicos de agravamento como sincope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.

  1. B) Pacientes com Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) a partir do 8º dia do início dos sintomas.

Grupo II (Critérios de exclusão):

  1. a) RT-PCR prévio positivo para Sars-Cov-2;
  2. b) Pacientes que já tenham realizado o teste sorológico, com resultado positivo;
  3. c) Pacientes que tenham realizado o teste sorológico, com resultado negativo, há menos de 1 semana (exceto para os pacientes que se enquadrem no item b do Grupo I);
  4. d) Pacientes cuja prescrição tem finalidade de screening, retorno ao trabalho, pré-operatório, controle de cura ou contato próximo/domiciliar com caso confirmado
  5. e) Verificação de imunidade pós-vacinal.

Dúvidas?

Procure pelos pontos focais Bradesco Saúde:

Luiz Fernando – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Wilson Fernandes – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Marcia Torres – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Talita de Andrade – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Todos os funcionários/aposentados, e seus dependentes, são elegíveis ao reembolso de vacinas, para isso deverão apresentar a prescrição médica junto com a nota fiscal discriminada, ao Bradesco Saúde.

O reembolso para as vacinas é 75% limitando-se a R$ 350,00 por vacina/dose.

Para as vacinas Meningocócica B e de Prematuridade o funcionário/aposentado deverá entrar em contato com a Central de Saúde IBM através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e solicitar análise técnica.

Nesta solicitação o funcionário deverá enviar os documentos abaixo:

  • Receita médica datada e carimbada com número de doses;
  • Caderneta de vacinação atualizada;

Nota fiscal com informação do tipo de vacina e o nome de quem a recebeu.

Clique no formulário desejado para fazer o download. Se um dos dependentes tiver menos de 12 anos, além do documento específico para inclusão / alteração ou cancelamento, também deverá ser enviado o CONSENTIMENTO TRATAMENTO DE DADOS DE MENORES – PLANO DE SAUDE preenchido e assinado, ambos documentos deverão conter a mesma data.

CONSENTIMENTO TRATAMENTO DE DADOS DE MENORES – PLANO DE SAUDE

O Plano Médico é de abrangência nacional. Entretanto, a IBM concede a cobertura para atendimento médico no exterior por 45 dias, para ambas as modalidades do plano (Rede Credenciada ou Livre Escolha), mas somente quando for caracterizado como emergencial.

  • Férias ou motivos particulares :

Se for viajar para fora do Brasil, e necessitar de atendimento de emergência, deverá pagar as despesas médico-hospitalares e solicitar, em caráter excepcional, o reembolso delas, exclusivamente através do Bradesco Saúde e/ou Dental.

Para o reembolso, será necessário que você apresente:

1)   Recibo original do hospital / clínica ou profissional e;

2)   Relatório médico indicando o atendimento de emêrgencia com a descrição dos procedimentos e medicamentos;

O relatório será avaliado previamente pela equipe médica da IBM, através da Central de Saúde e você receberá a autorização para reembolso, que deverá ser enviada através do Pontos Focais Bradesco Saúde.

Para despesas médicas no exterior quando em viagem de férias ou motivos particulares, o reembolso será de 75%.

Nenhum reembolso poderá ser solicitado através do Concur.

  • Viagens a Trabalho :

Para despesas médicas no exterior, exclusivamente em viagem a trabalho, você poderá utilizar a assistencia International SOS.

Consulte a pagina Travel security e fique por dentro de toda a cobertura em viagens a trabalho.

Para aqueles que não conseguirem acessar o ISOS, o reembolso seguirá as mesmas condições do processo de férias, ou seja, através de solicitação de reembolso através do Bradesco Saúde e/ou Dental.

Para despesas médicas no exterior quando em viagem a serviço o reembolso será de 95% das despesas e será necessário a apresentação do relatório médico caracterizando a emergência, bem como o comprovante de viagem a serviço.

Atenção :

  • O dólar que será considerado para o cálculo do pagamento será o Dolar Comercial;
  • A data da conversão do dólar será a data do evento e não do fechamento da fatura do cartão de crédito;
  • Despesas com IOF não serão reembolsadas.
  • Depesas com ambulância devem seguir a mesma regra do plano médico no Brasil, sendo necessário relatório médico que justifique a necessidade da remoção.
  • Não poderá haver simultaneidade de pedido de reembolso (ISOS x Bradesco Saúde/Dental).

Dúvidas? Procure pelos pontos focais

Pasteur: Luiz Fernando, 21 2132-5242, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Hortolândia: Marcia Torres, 19 2132-1817, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tutóia e demais localidades: Wilson Fernandes, 11 2132-3441, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O Bradesco Saúde disponibiliza para você, funcionário/aposentado, uma lista de Indicações de Corretores e Administradores de Plano de Saúde a serem contactados para aquisição de um novo plano de saúde. 

Segue abaixo a relação com os devidos contatos. Clique para fazer o download:

Lembrando que a aquisição destes planos é de inteira responsabilidade do requisitante e, em nada está relacionada com a IBM Brasil ou Fundação Previdenciária IBM.

Central Bradesco Saúde: 0800 701 2731
Site Bradesco Saúde: www.bradescosaude.com.br

*Pontos focais Bradesco Saúde*

Rio de Janeiro:
Luiz Fernando Coelho
Telefone externo: (21) 2132-5242
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Endereço: Av. Pasteur, 138-146 - Botafogo - Rio de Janeiro - CEP: 22290-240

Hortolândia:
Marcia Torres
Telefone externo: (19) 2132-1817
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Endereço: Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença, km 09 (SP101) - Chácaras Assay – A/C: MM15 BRADESCO - CEP: 13186-900 Hortolândia/SP

São Paulo e demais localidades:
Talita Andrade e Wilson Fernandes
Telefone externo: (11) 2131-5034 ou 2132-3441
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Endereço: Rua Tutoia 1157 / 7o andar, Vila Mariana - São Paulo - CEP: 04007-900

*Central de Atendimento Vidalink: *
São Paulo: (11) 4225.9090
Demais regiões: 0800-774-0000
Site Vidalink: https://www.vidalink.com.br/

*Pontos focais Vidalink: *

Rio de Janeiro

Rosiane Silva
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone externo: (21) 2132-5903

São Paulo e demais localidades:
Beatriz Fernandes
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Endereço * Rua Tutoia 1157 / 7o andar, Vila Mariana - São Paulo - CEP: 04007-900

Central de Saúde IBM: 4005-1555 (Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e outras 24 cidades*) ou 0800-941-1555 (Outras localidades)
Site: www.centralsaude24h.com.br/ibm
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