Campanha Novos Perfis

Os Perfis de Investimento da Fundação IBM mudaram!!

De 10 de agosto a 15 de setembro, realizamos a campanha de alteração dos perfis de investimentos da Fundação IBM. Divulgamos muitos materiais e fizemos sessões para esclarecer as mudanças e ajudar no momento da decisão sobre o novo perfil.

A partir de hoje, iniciamos o período de blackout de sistema. Ou seja, de agora até 20 de outubro, a alteração de perfis está indisponível pois nós, da Fundação IBM, estamos processando as alterações realizadas bem como a migração para os perfis equivalentes dos participantes que não tomaram ação (para verificar a tabela com os detalhes acesse a pergunta 13 do Q&A disponível abaixo). O novo perfil terá vigência a partir de 01 de outubro e refletirá na Área do Participante a partir do dia 16 do mesmo mês.

De 21 de outubro a 20 de dezembro, em caráter de exceção, você poderá realizar novas alterações de perfil. A partir de 21 de dezembro, como não houve mudança nas regras de alteração de perfil, você poderá alterar sua opção pelo perfil de investimento a cada 3 (três) meses contados da última modificação seguindo nosso regulamento, cláusula 7.3).

Caso tenha alguma dúvida, estamos à disposição para esclarecê-la através dos nossos canais de atendimento:

0800 773 2803, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou através do botão Atendimento disponível na Área do Participante.

Atenciosamente,

FP IBM.

A resposta rápida é que buscamos simplificar a oferta de perfis disponível na Fundação, dando mais flexibilidade para os participantes, e ajustando a composição dos perfis para a nova realidade de juros baixos da economia nacional.

Em estudos realizados pela Fundação IBM identificamos certa dificuldade de compreensão dos participantes em relação à gestão ativa/passiva, e também sobre a composição de cada perfil oferecido.

Desta forma, deixamos os novos perfis com nomes mais diretos em relação à sua composição, e ainda criamos um perfil novo, com maior exposição à Renda Variável, para aqueles que querem maior risco em busca de maiores retornos no longo prazo. Reduzimos as opções e mesmo assim demos mais flexibilidade para os participantes. Legal, né?

Por fim, nos perfis com RV, aumentamos a exposição à Renda Variável no exterior para o limite máximo permitido pela legislação (10%), de forma a diversificar a aplicação dos recursos e reduzir a volatilidade geral das carteiras. Anteriormente o Investimento no exterior correspondia a aproximadamente 4% no perfil Ativo Conservador, 7% no perfil Ativo Moderado e 10% no perfil Ativo Agressivo.

Antes a Fundação IBM oferecia 8 perfis e, após a alteração, os participantes terão 5 perfis disponíveis. Os nomes dos novos perfis são CDI, RV20, RV35, RV50 e RV65.

Os perfis CDI, RV20, RV35 e RV50 derivaram de perfis anteriores, enquanto o RV65 é um perfil totalmente novo.

Os perfis RV20, RV35, RV50 derivaram dos perfis Conservador, Moderado e Agressivo de gestão ativa. Apenas o perfil CDI derivou do perfil Super Conservador de gestão passiva.

Estudos de performance dos perfis do período de 2012 a 2019 apontaram que os perfis Ativos apresentaram melhores retornos além de oferecer maior diversificação dos investimentos, incluindo investimentos em Renda Variável no exterior com exposição ao câmbio (Dólar americano- Real), fator este que contribuiu aos resultados observados no período.

Um dos objetivos da mudança foi deixar os nomes dos perfis mais ligados à composição de cada um. Assim, o perfil CDI é composto apenas por títulos de renda fixa que buscam entregar o retorno do CDI e os perfis RV20, RV35, RV50 e RV65 indicam a proporção de Renda Variável (RV) em cada um.

RV significa Renda Variável. Investimentos em renda variável são aqueles que a pessoa se torna proprietária de um bem ou direito. A forma mais comum são as ações negociadas na bolsa de valores.

A valorização destes investimentos se dá tanto pela diferença entre o valor de compra e venda da ação (ou seja, se o valor de mercado da empresa aumentou) quanto pelo recebimento de dividendos (distribuição de lucro aos acionistas). A Fundação IBM investe em ações através de Fundos de Ações no mercado local e no exterior.

No caso do Fundo de Ações no mercado local, temos as ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa, agora chamada de B3), cujo índice mais conhecido é o Ibovespa.

No caso do Fundo de Ações no exterior, temos ações negociadas em Bolsas de Valores internacionais, cujo índice utilizado, o MSCI World, é composto por aproximadamente 1.617 ações de 23 países distribuídos entre todas as regiões do mundo.

Em cada um dos perfis com RV, 10% da alocação é em bolsa internacional e o restante em bolsa local.

CDI significa Certificado de Depósito Interbancário. A Taxa DI, tida como referência (benchmark) da renda fixa no Brasil, é a taxa média dos Certificados de Depósito Interbancário (CDI) negociados em um dado período.

Em geral, a taxa DI segue de perto a taxa SELIC, que é a taxa praticada nos títulos públicos federais de curto prazo, e é considerada a taxa básica da economia brasileira.

As alocações dos novos perfis, bem como outras informações sobre cada um deles estão disponíveis na página específica sobre os perfis, neste link.

Dentro do segmento renda variável o investimento mais conhecido e que a Fundação IBM investe são as ações. O investimento em ações consiste em comprar pequenas frações de empresas selecionadas.

No Brasil temos aproximadamente 400 empresas listadas em bolsa sendo o índice mais conhecido de referência, Ibovespa, composto por aproximadamente 70 empresas brasileiras. Já o índice mais conhecido para ações internacionais, MSCI, é composto por mais de 1500 empresas.  Visando a diversificação a Fundação IBM investe em fundos de ações composto por empresas nacionais tendo referência o índice Ibovespa (renda variável local) e em fundos de ações de empresas internacionais, tendo como referência o índice MSCI (renda variável internacional).

Aumenta a exposição a um número maior de ações e regiões, além do acesso a  ativos ligados a setores pouco representativos no Brasil, como os de Tecnologia da Informação e Saúde.

Enquanto o Ibovespa é composto por 68 ações, o MSCI World é composto por aproximadamente 1.617 ações de 23 países, distribuídos entre todas as regiões do mundo. Considerando-se que o peso do Brasil no MSCI World é de apenas 1%, pode-se dizer que 99% das oportunidades de investimento em renda variável estão fora do país.

Já os dados comparativos de risco e retorno entre o MSCI World e o Ibovespa em janelas de tempo de um (1), cinco (5) e dez anos (10) mostram uma nítida vantagem para o primeiro e uma baixa correlação entre ambos.

Essa estratégia é exposta ao dolar americano proporcionando uma proteção na  carteira contra quedas na bolsa brasileira.

O prazo de alteração para os novos perfis será de 10 de agosto de 2020 até 15 de setembro de 2020 para todos os participantes. Mesmo que você tenha alterado seu perfil recentemente, é obrigatório a escolha por um dos novos perfis disponíveis.

Os novos perfis passarão a valer a partir de 1º de outubro de 2020.

A primeira atualização sobre o novo perfil poderá ser visualizada no site partir do dia 15/10/2020. O site é atualizado mensalmente todo dia 15 ou dia útil anterior.

Os participantes que não fizerem opção durante o período de alteração terão seus recursos alocados nos perfis equivalentes na nova estrutura com base na tabela abaixo:

A partir de 21 de outubro de 2020 a função de alteração de perfil voltará a ficar disponível aos participantes que, excepcionalmente até 20/Dezembro, poderão efetuar uma nova troca de perfil sem que seja exigido o mínimo de 3 meses da última alteração previsto em nosso regulamento.

É importante ressaltar que a partir de 21/Dezembro/2020 não haverá mudança nas regras de alteração de perfil, ou seja, você poderá alterar sua opção pelo Perfil de Investimento a cada 3 (três) meses contados da última modificação seguindo nosso regulamento, clausula 7.3.1.

A mudança visa dar aos participantes uma oferta mais ampla de níveis de risco, de forma que cada um escolha o perfil que se enquadra melhor em seus objetivos e momento de vida. O momento da mudança pode ser oportuno para reavaliar seu perfil como investidor e verificar se o perfil escolhido na Fundação IBM está adequado ao seu nível de aptidão a riscos.

Não. Durante o período de transição os recursos dos participantes serão realocados em perfis equivalentes e continuarão sendo gerenciados e administrados da mesma forma de antes. As rentabilidades obtidas por cada um dos perfis continuarão disponíveis para consulta no aplicativo e na área restrita do site.

Você deve atualizar o seu novo perfil por meio da área do participante no portal da Fundação, ou pelo app da FPI. No app, basta clicar em Menu, Alteração de Perfil de Investimento. Durante a alteração de perfil, você deverá preencher um questionário que irá ajuda-lo a identificar perfil mais indicado para você.

Sim, as rentabilidades anteriores continuarão disponíveis na área do participante.

Não, a mudança ocorre apenas na oferta de perfis de investimento disponíveis no plano. Não haverá qualquer alteração em outras regras do plano, incluindo o percentual de contribuição da IBM.

A escolha por um dos perfis é individual e deve ser objeto de avaliação periódica do participante. Cada participante deve entender o nível de risco que deseja assumir em seus investimentos em busca de um retorno adequado às suas expectativas. Não existe fórmula para definir o grau de aversão a risco, de forma que a avaliação deve ser feita por cada indivíduo. Mas, para facilitar esse entendimento, antes de qualquer alteração de perfil, você deverá preencher um questionário para ajuda-lo a identificar perfil mais indicado para você.

Não. Os perfis foram desenvolvidos para simplificar a forma de investir de cada participante, ou seja, o participante só escolhe o nível de risco e toda a aplicação e gestão são feitas por profissionais. A mudança manteve “degraus” de risco semelhantes à oferta anterior, e ainda incluiu um novo perfil com mais risco. O racional de cada participante não muda, mas ele tem uma maior amplitude de níveis de risco para escolher.

Sim, ao efetuar a alteração de Perfil, você obrigatoriamente irá preencher um questionário chamado Análise do Perfil de Investidor que é uma ferramenta desenvolvida utilizando-se de uma série de perguntas que visa avaliar as expectativas individuais (objetivos), a tolerância aos riscos dos participantes e a sua experiência com investimentos financeiros, buscando auxilia-lo a definir qual o perfil mais adequado.

Não existe um investimento melhor que o outro. Existem pessoas diferentes que precisam de investimentos de acordo com seu perfil de investidor e seus objetivos.

Sim, faz parte do processo de decisão a identificação do perfil como investidor para assim conhecer quais são os Perfis de Investimento adequados dentro da Fundação IBM.

Sim, para auxilia-lo nessa análise e na escolha do novo perfil, seu perfil atual já está contemplando no questionário o perfil equivalente com base na tabela abaixo:

Com base em suas respostas no questionário será sugerido o melhor perfil para você. Entretanto, você não é obrigado a acatar essa sugestão pois está é uma decisão particular. Caso, ao seu critério, você opte por um perfil que não é o indicado pelo questionário, você será alertado para que confirme a opção desejada. É preciso também entender os riscos e consequências de optar por um perfil que possa estar desalinhado com o seu perfil como investidor indicado pelo questionário. Para maiores informações, consulte os diversos materiais disponíveis sobre Investimento e Educação Financeira na página da Fundação IBM.

Todas modalidades de investimento possuem riscos. Uma crise com impactos financeiros, como a crise do coronavírus, pode gerar consequências diretas na economia, o que impacta tanto recursos investidos em ações (exemplo: empresas podem ter lucros menores no futuro, o que reduz o valor das ações) como recursos investidos em renda fixa (exemplo: governo reduz a taxa básica da economia, o que impacta os preços de títulos públicos no mercado). A menos que você esteja razoavelmente próximo da aposentadoria, seu plano de pensão deve ser considerado um investimento a longo prazo e o participante deve se certificar que sua opção de investimento esteja adequada a sua tolerância de risco, seus objetivos e ao seu tempo para a aposentadoria.

Não. Os estudos sobre a mudança dos perfis estão ocorrendo desde antes do conhecimento público sobre o COVID-19. A mudança busca otimizar a relação risco x retorno dos perfis disponíveis acompanhando as tendências de redução de longo prazo da taxa de juros brasileira.

Você pode nos contactar através do Call Center 0800 773 2803, segunda à sexta das 08h00 às 20h00, no site, Área do participante – Atendimento ou através do email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Você pode acessar o site através do endereço: www.fundacaoibm.com.br e clicar em Área do Participante. O site irá solicitar o seu CPF e depois a confirmação de seu nome. Em seguida, é necessário digitar sua senha de acesso.

Para resetar a senha de acesso da área de participante, basta inserir seu CPF, clicar em "Ok", em seguida clicar em seu primeiro nome e posteriormente clicar em "esqueci minha senha". Inserir sua data de nascimento, clicar em "Confirmar". Um email será enviado ao email cadastrado para o reset da senha.

Nesse caso não é necessário confirmar ou escolher um novo perfil se o resultado do questionário de Análise do Perfil de Investidor recomendou o mesmo perfil que você está atualmente.

Para atualizar a nova Campanha de Alteração de Perfil você deve fazer a atualização do aplicativo disponível na loja do seu celular (Android ou IOS).

Sim, você deve clicar em Cancelar a Solicitação através do aplicativo no seu celular.

No site da FPIBM temos a política de investimento onde podem ser encontradas as classes de ativo permitidas dentro de cada Fundo. Os detalhes dos investimentos de cada fundo podem ser consultados no site da CVM. Os nomes dos Fundos serão informados durante a apresentação e serão disponibilizados posteriormente no site da Fundação.

O produto oferecido pela Fundação IBM está em consonância com a nossa realidade de mercado de capitais e provedores de serviços. A experiência da realidade americana foi utilizada neste trabalho uma vez que temos no Board da Fundacao IBM Brasil o diretor do Plano de Pensão US.

O processo de reenquadramento dos perfis para a alocação devida é realizado mensalmente. A atuação dos gestores, compra e venda de ativos ocorre de forma independente de acordo com sua estratégia, seguindo os limites estabelecidos na Política de Investimento.

O prazo de alteração para os novos perfis é de 10 de agosto de 2020 até 15 de setembro de 2020 para todos os participantes, mesmo se você tenha alterado seu perfil recentemente. Os antigos perfis não estão mais disponíveis para escolha.

Ao efetuar a alteração de perfil, você obrigatoriamente irá preencher um questionário chamado Análise do Perfil de Investidor que é uma ferramenta desenvolvida utilizando-se de uma série de perguntas que visa avaliar as expectativas individuais (objetivos), a tolerância aos riscos dos participantes e a sua experiência com investimentos financeiros, buscando auxilia-lo a definir qual o perfil mais adequado. Com base em suas respostas no questionário será sugerido o melhor perfil para você.

As aplicações em fundos de previdência privada do tipo PGBL podem ser dedutíveis, até o limite de 12% dos rendimentos tributáveis, na declaração do imposto de renda. Do ponto de vista do seu futuro financeiro para atingimento dos objetivos, investir acima desse limite, sempre é uma alternativa interessante, porém, se o objetivo é a obtenção de um benefício fiscal, deve-se avaliar com atenção outras alternativas.

Você pode acessar o questionário através da área do participante no site da Fundação IBM através do link Campanha de Alteração de Perfil (www.fundacaoibm.com.br).

Recomendamos a leitura do material disponibilizado no site da Fundação sobre o Impacto do Coronavirus no mercado mundial.

Não fornecemos uma simulação dos perfis. No material apresentado consta o objetivo de cada Fundo e o percentual de alocação de cada perfil.

O ideal é começar a contribuir o quanto antes for possível, afinal o tempo é um grande aliado nesta equação. Imagine que, a partir de hoje, você decida poupar e investir uma pequena parte dos seus rendimentos. Pode ser que, em um ou dois anos, este montante poupado não faça diferença, mas imagine como estará este montante em 10 ou 20 anos (principalmente se considerarmos a incidência dos juros sobre juros). É possível que você tenha uma soma considerável no futuro e que pode lhe ajudar a ter uma aposentadoria muito mais tranquila. Importante é conhecer os seus objetivos e é preciso ter disciplina, manter um planejamento e realizar aportes com frequência, independente do valor. Conforme seus rendimentos forem aumentando ao longo da vida, você aumenta também o valor investido mensalmente.

A renda variável tem uma gestão ativa, logo busca um ganho adicional em relação ao índice de referência. No caso da renda variável local ele buscará superar o índice de referência, o Ibovespa. No caso da renda variável internacional ele buscará superar o índice de referência MSCI world.

Todos os participantes devem escolher o novo perfil até 15/Setembro. Após o prazo de alteração para os novos perfis, a partir do dia 16 de setembro e até 20 de outubro de 2020, o site e o aplicativo estarão em período de Blackout para os participantes e a função de alteração de perfil não estará disponível.

Com base nas estimativas dos nossos gestores a médio e longo prazo é esperada esta recuperação da economia. No curto prazo podemos observar uma recuperação dos mercados porém com grande volatilidade e questões como a criação ou não de uma vacina contra a Covid-19, o crescimento da dívida pública no Brasil, eleições americanas, crise China x EUA, são fatores que no curto prazo vão contribuir com a volatilidade.

A estrutura dos perfis contempla perfis do mais conservador ao mais arrojado. Quanto mais arrojado maior a alocação em renda variável em função da renda variável apresentar mais risco que a renda fixa.

Sim. O questionário Análise do Perfil de Investidor que é uma ferramenta desenvolvida utilizando-se de uma série de perguntas que visa avaliar as expectativas individuais (objetivos), a tolerância aos riscos dos participantes e a sua experiência com investimentos financeiros, buscando auxilia-lo a definir qual o perfil mais adequado. Com base em suas respostas no questionário será sugerido o melhor perfil para você.

Os perfis RV20, RV35, RV50 derivaram dos perfis Conservador (80% Renda Fixa e 20% Renda Variável), Moderado (65% Renda Fixa e 35% Renda Variável) e Agressivo (50% Renda Fixa e 50% Renda Variável) de gestão ativa. Apenas o perfil CDI derivou do perfil Super Conservador (100% Renda Fixa) de gestão passiva. O RV65 é um perfil totalmente novo (35% Renda Fixa e 65% Renda Variável).

A estratégia de gestão ativa é aquela em que o gestor tem liberdade para fazer a seleção dos ativos que vão compor a carteira de determinado fundo de investimento. Nesse tipo de gestão, a meta é obter rentabilidade superior ao registrado pelo índice de referência, o chamado benchmark. No caso dos Fundos de Renda Fixa o índice de referencia é o CDI, nome dado ao nosso perfil mais conservador e que tem uma gestão passiva, ou seja, busca replicar o desempenho do benchmark.

Os FICs (Fundo de Invesimento em cotas) Falcão e Azulão funcionam como uma estrutura para consolidacao de cada estrategia e compram cotas dos Fundos de Investimento. Essa a compra é orientada pela FPIBM.

Os FICs tem a administração do Bradesco, porém não há uma gestão sobre os FICs.

A gestão é realizada pelo gestor responsável por cada FI que está sob a estrutura consolidada.

Por exemplo, sob o FIC Falcão temos o Fundo MBI II que tem gestão do Itaú e o Fundo Nassau que tem gestão da Sulamérica.

No caso do FIA Aruba, ele é um Fundo de Investimento em ações e neste caso o responsável pela gestão é o Bradesco.

Os investimentos são realizados através de Fundos de investimentos e são realizados pelos gestores contratados pela FPIBM e observarão as restrições e limitações estabelecidas na Política de Investimento.

Todos em perfis com Renda Variável terão 10% de investimento em renda variável internacional com exposição ao dolar.

Os participantes poderão escolher o perfil e terão que responder o questionário de Análise do Perfil do Investidor que irá auxiliar na escolha do perfil mais adequado. A seleção dos ativos é realizada pelos gestores de cada Fundo com base na Política de Investimento.

No site da Fundação você consegue ver o resultado histórico de cada perfil. Os perfis de investimento tem como meta investimentos de longo prazo onde os perfis mais arrojados apresentam retornos maiores e consequentemente mais volatilidade. Recomendamos avaliar seu perfil de investimento e para isso temos um questionário no site no momento de escolha do seu perfil.

O fundo com gestão ativa tem benchmark, excess return e Tracking Error definidos pela Fundação, as quais são definidas na Política de Investimento da Fundação. A estratégia de alocação é definida pelo gestor que possue estratégias e táticas distintas. As estratégias devem estar em compliance com a Resolução 4661, específica para planos de previdência, que veta por exemplo day trade em nossos portifolios.

Sim! Ao clicar no link Campanha de Alteração de Perfil, antes de escolher o seu perfil, você obrigatoriamente responde a uma série de perguntas que é o Teste de Perfil.

A administração dos recursos é função atribuída legalmente à Fundação IBM, uma entidade de previdência complementar, regulada e fiscalizada pelo Conselho Nacional da Previdência Complementar (CNPC) e pela Superintendência Nacional da Previdência Complementar (PREVIC). Para que cumpra adequadamente o seu papel, a Fundação IBM conta com um time altamente qualificado de profissionais e prestadores de serviços, para realizar os melhores e mais adequados investimentos, de modo a preservar a liquidez e solvência do plano de benefícios.
É importante destacar a diferenciação entre taxa de administração do plano e taxa de administração dos investimentos.
Em relação a taxa de administração do plano, a IBM Brasil constituiu no passado uma reserva dentro do plano de Contribuição Definida para custear parte das despesas deste plano para seus funcionários ativos e aposentados que pertençam ao mesmo. Cabendo a este grupo de participantes do plano somente o custeio dos fundos de investimento (taxa de gestão) enquanto haja a respectiva reserva. Para os participantes dos regimes BPD (Beneficio Proporcional Diferido) e Autopatrocínio há uma tabela de taxa de administração (página 26 Manual Explicativo plano CD), custeado pelos próprios participantes destas categorias.
Já a taxa de administração dos investimentos (Item 2.26 do regulamento), também conhecida como taxa de gestão trata-se de um percentual anual que é cobrado pelo Gestor para operacionalizar e gerir o dinheiro investido. A rentabilidade observada no site da FPIBM é líquida, ou seja, já descontada a taxa de gestão dos Fundos. As taxas estão explicitadas nos regulamentos dos fundos que estão publicados no site da CVM e são bastante atrativas quando comparadas às taxas de administração de fundos abertos.

Sim o histórico de rentabilidade pode ser encontrado no seguinte endereço:

https://www.fundacaoibm.com.br/relatorios. Ou na área do participante na sessão de “Rentabilidade”.

É possível efetuar a busca pelo nome do Fundo ou CNPJ através do link: https://cvmweb.cvm.gov.br/swb/default.asp?sg_sistema=fundosreg.

A escolha por um dos perfis é individual e deve ser objeto de avaliação periódica do participante. Cada participante deve entender o nível de risco que deseja assumir em seus investimentos em busca de um retorno adequado às suas expectativas. Não existe fórmula para definir o grau de aversão a risco, de forma que a avaliação deve ser feita por cada indivíduo. Mas, para facilitar esse entendimento, antes de qualquer alteração de perfil, você deverá preencher um questionário para ajuda-lo a identificar perfil mais indicado para você e de acordo com o seu momento de vida.

Essa ferramenta foi desenvolvida utilizando-se de uma série de perguntas que visa avaliar as expectativas individuais (objetivos), a tolerância aos riscos dos participantes e a sua experiência com investimentos financeiros, buscando auxilia-lo a definir qual o perfil mais adequado.

Sim. Após Dezembro a alteração de perfil volta a ser de 3 em 3 meses.

Não existe uma definição precisa sobre a duração do que é curto, médio e longo prazo. Muitos economistas, quando se referem à situação do país ou aos planos de uma família, usam a seguinte escala (que não é uma regra!): curto prazo – de 1 a 2 anos; médio prazo – de 3 a 9 anos; e longo prazo – acima de 10 anos.