Notícias

Agora a experiência de voluntariado conta com o apoio da plataforma IBM Volunteer Portal e também da YourCause para os processos de doações financeiras.

Quer saber mais informações? Acesse o documento clicando aqui.

Criado: Terça, 14 Julho 2020 18:29
Publicado: Terça, 14 Julho 2020 18:29
Acessos: 136

A parceria entre Fundação IBM e Banco Itaú surgiu para que todos os Aposentados tenham o benefício de isenção de tarifas em alguns pacotes de serviços selecionados.

A seguir verifique quais os pacotes estão disponíveis*:

• PADRONIZADO II - ITAÚ
  • PADRONIZADO III - ITAÚ
  • PADRONIZADO IV - ITAÚ
  • ITAÚ UNICLASS PACOTE 3.0 - ITAÚ UNICLASS
  • MULTICONTA MAX – ITAU PERSONNALITÉ
  • MULTICONTA PLUS - ITAU PERSONNALITÉ

Lembrando que caso ocorra alguma alteração no seu pacote contratado, e este não esteja na lista de serviços selecionados, o Aposentado passará a ser tarifado pela manutenção do novo pacote contratado, desta forma, qualquer isenção oferecida deverá ser tratada diretamente com o gerente pessoal da conta.

ATENÇÃO: Há 100% de isenção da anuidade no cartão de crédito (somente nos cartões clássicos).

Verifique a seguir os serviços que contemplam o Pacote PADRONIZADO ITAÚ e o Pacote PERSONNALITÉ MULTICONTA.

Nas tabelas são demonstradas as tarifas do serviço que os aposentados pagariam se não fossem isentos da manutenção, e também a quantidade de serviços que são possíveis de se fazer, porém, isentos das tarifas

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Gerente da sua conta.

*Dados de Março/2019
Criado: Sexta, 10 Junho 2016 18:29
Publicado: Sexta, 10 Junho 2016 18:29
Acessos: 17995

O IBM Club é um programa mundial da IBM que oferece aos IBMistas, aposentados IBM e familiares, descontos em produtos e serviços oferecidos por empresas conveniadas.

Para usufruir deste benefício, você deve apresentar a carteirinha ou a declaração de aposentado da Fundação Previdenciária IBM, com seu nome e matrícula.

Estamos atualizando a nossa página. Por isso, consulte os parceiros atualizados aqui.

Para o verificar os parceiros disponíveis nos EUA, clique aqui.

ATENÇÃO: Não considerar as informações abaixo, estamos atualizando nosso site.

Body Tech
O desconto oferecido varia de acordo com cada unidade da academia. Para consultar os valores para a unidade de sua preferência, acesse o site https://www.bodytech.com.br/corporativo.

Para obter o desconto, basta apresentar a carteirinha de aposentado da Fundação Previdenciária IBM.

H6 Fit - Academia de Ginástica
Academia Vila Madalena

Desconto: 10% na compra de pacotes com 5 e 10 aulas e 15% na compra de pacotes com 20 e 30 aulas

Forma de ganhar o desconto: Apresentar a carteirinha de aposentado da Fundação Previdenciária IBM

Telefone: (11) 99604-7555

R&R - Sumaré

Academia Sumaré

Desconto: 10% no contrato mensal, trimestral e semestral nas modalidades de Musculação Livre, Natação Adulto e Infantil, Hidroginástica Livre e Cross Livre.

Desconto de 11% na anuidade do cartão de sócio titular e na Renovação (nas lojas não há desconto nem brindes). Confira as vantagens de ser sócio SAM'S CLUB:

Economia média de 15% no total da cesta de compras, comparado ao varejo tradicional.

Grupo Wal-Mart Brasil (Divisão Sam's Club)

O Club de compras do Wal-Mart possui os menores preços em alimentos, confecção, eletro-eletrônicos, produtos importados, revelação de fotos, palestras, cursos gratuitos e descontos em empresas conveniadas.

Telefones: (11) 2179-6401 / (11) 5545-5800 / 0800 727 7014

Site: www.samsclub.com.br/

Desconto de 60% nas bolsas, sobre o valor de Tuition. Adicionalmente, tarifas preferenciais de estadia durante o curso. É obrigatória a apresentação do badge no momento de requisição do desconto.

Cursos: Programa Executivo nos Estados Unidos e Itália nas áreas de Estratégia, Gerenciamento de Projeto, Finanças, Recursos Humanos, Marketing e Operações.

Telefone: (11) 3262-2782

Endereço: Av. Brig. Luís Antônio, 2393, 1° andar/ CEP: 01401-000 /São Paulo /SP

Site: www.ibs-sp.com.br/

A Brastemp e a IBM oferecem uma grande oportunidade para você comprar toda a linha de produtos com até 20% de desconto sobre o preço de varejo.

Compra pelo site: www.compracerta.com.br/ - Senha: ibm001

Compra pelo telefone: (11) 4004-0019 (São Paulo) ou 0800-722-0019 (demais localidades) - Senha: IBM06

• A quantidade de produtos não é limitada;
  • Formas de pagamento: boleto bancário para pagamento à vista ou cartão de crédito (que podem ser parcelados em até 10 vezes);
  • O prazo de entrega varia de acordo com a localidade;
  • Todos os produtos contam com garantia de 01 ano e assistência técnica em todo o território nacional;
  • O desconto varia de 15 a 20% sobre a tabela de preço das lojas;
  • O site está disponível por tempo indeterminado.

A Consul e a IBM oferecem uma grande oportunidade para você comprar toda a linha Consul com até 15% de desconto sobre o preço de varejo.

Compra pelo site: www.compracerta.com.br/ - Senha: ibm001

• A quantidade de produtos não é limitada;
  • Formas de pagamento: boleto bancário para pagamento à vista ou cartão de crédito (em até 10 vezes);
  • O prazo de entrega varia de acordo com a localidade (em média 20 dias);
  • O desconto varia de 10 a 15% sobre a tabela de preço das lojas;
  • O site está disponível por tempo indeterminado.

Desconto de até 30% nas máquinas de café Nespresso através do site: http://www.nespressobenefits.com.br - senha: ibm0713

É necessário apresentar o badge no momento de requisição do desconto.

Telefone: 0800 77 77 737

Endereço: Estrada dos Alvarengas, 630 - CEP: 09850-550 - São Bernardo do Campo / SP

Site: http://www.nespressobenefits.com.br

Essa é a oportunidade para você comprar produtos Sony com descontos que variam de 13% a 17% sobre o preço de fábrica.

As ofertas estão disponíveis no site corporativo da Sony, com senha exclusiva para IBMistas.

Compra pelo site: www.store.sony.com.br/parceiros - Senha: IBMBR

Informações adicionais:

• Os pedidos serão efetuados quando o funcionário/aposentado receber o segundo e-mail de confirmação da compra no e-mail cadastrado no Sony Style;
  • Não serão aceitos 02 pedidos com endereços de entrega diferentes do que consta no cadastro;
  • Durante a promoção, a Sony pode oferecer alguns produtos com descontos e prazo de pagamentos diferenciados;
  • Formas de pagamento: até 10X para pagamentos no cartão de crédito;
  • O prazo de entrega é de 04 dias úteis para região metropolitana de São Paulo, e para fora de São Paulo, até 07 dias úteis;
  • Entrega em domicílio, com frete grátis para a região metropolitana de São Paulo;

Para as demais localidades, será cobrado juntamente com o produto, frete para cada entrega.

* Não serão aceitos pedidos feitos no tele vendas da Sony, através do telefone (11) 3677-1080.

A ZAHRA traz um conceito diferenciado que une o melhor da ciência e tecnologia aliado com uma experiência sensorial, que traz o relaxamento necessário para o seu dia a dia. Tudo foi pensado para o máximo cuidado da saúde e beleza da pele e o seu bem-estar. A clínica possui salas reservadas e design sofisticado que formam um ambiente dedicado à beleza e ao bem-estar. Reuni em único ambiente a ZAHRA Estética e a ZAHRA Spa. A clínica utiliza apenas equipamentos de última geração, aprovados pela ANVISA e com dados científicos publicados em revistas médicas. Na Zahra é possível ter acesso a diversos tratamentos de beleza com rigor científico e atendimento médico altamente especializado. Os tratamentos têm como objetivo satisfazer homens e mulheres exigentes, preocupados com a saúde do corpo e da mente.

Serviços oferecidos: Estética, massagens, fisioterapia e acupuntura. 15% de desconto em qualquer tratamento oferecido pela clínica. O desconto não é cumulativo com outras promoções vigentes, serviço de manobrista gratuito.

Telefone: (11) 5096-0610

Endereço: Av. Cotovia, 261 - Moema - São Paulo

Site: www.zahra.com.br

20% de desconto nos serviços de cabeleireiro, estética, manicure e pedicure e 10% de desconto para acompanhantes. É obrigatória a apresentação do badge no momento de requisição do desconto.

Telefone: (11) 3288-7832

Endereço: Rua Desembargador Eliseu Guilherme, 302 - CEP:04004-030 - Paraíso /São Paulo

Site: www.jacquesjanine.com.br

Em parceria com a IBM, a Universidade Presbiteriana Mackenzie oferece benefícios aos funcionários e aposentados IBM:

• 10% de desconto nas mensalidades, em todos os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e cursos de extensão, ministrados nas Unidades do Mackenzie em São Paulo, Tamboré, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília e Recife;
  • Nas unidades de São Paulo, Tamboré e Brasília, o Mackenzie concede descontos a filhos de funcionários IBM nos cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental I (1° a 4° série), Ensino Fundamental II (5° a 8° série), Ensino Médio, Cursos de Línguas Estrangeiras (CLEM – só em São Paulo);
  • Nos cursos supra o Mackenzie concede descontos, não cumulativos, nas mensalidades: 10% para o primeiro filho matriculado, 15% para o segundo filho matriculado, 20% para o terceiro filho matriculado, 25% a partir do quarto filho matriculado, 10% para funcionários na aquisição de cursos de línguas estrangeiras

Telefone: (11) 2114-8704

Site: www.mackenzie.br

O Rio Quente Resorts é um complexo de águas termais que oferece lazer e entretenimento.

Conta com restaurantes, noites de atrações, música ao vivo, jantar dançante e bares aquáticos. Possui dois parques aquáticos: o Parque das Fontes ou o Hot Park, parque aquático com equipamentos radicais de diversões e o único do mundo com água quente natural.

10% de desconto nas viagens aéreas e rodoviárias para o Resort, com a apresentação do badge.

Telefone: (11) 5044-5797

Endereço: Av. Ibirapuera, 3103 - Piso Moema, loja 99 - São Paulo/SP

Acampamento de férias para crianças e adolescentes, de 4 a 16 anos, nos meses de janeiro e julho.

Desconto de 28% a 57% para sobrinhos e netos de funcionários e aposentados IBM.

Telefone: (11) 3924-0335

A Editora Abril concede descontos especiais de até 40% em todas as edições publicadas pela empresa.

Telefone: (21) 2508-7701 e (21) 9303-4081

Curso de Idiomas

Desconto de 70% nas mensalidades do curso de Inglês em 18 meses. É obrigatória a apresentação do badge/cartão de identificação no momento de requisição do desconto.

Telefone: (19) 2511-2046

Endereço: Av. Dr. Moraes Sales, 1494 - CEP: 13010-002 - Centro – Campinas / SP

Site: www.newcastleidiomas.com.br

Curso de Idiomas

20% de desconto nas parcelas posteriores a 1ª, para contratos de períodos iguais ou superiores a 180 dias. Desconto de 5% na aquisição de 25 horas / aula flex, duo ou trio. É obrigatória a apresentação do badge no momento de requisição do desconto.

Telefone: (21) 2553-1014

Endereço: Rua Assunção, 220 - CEP: 22251-030 - Botafogo / RJ

www.cursofeedback.com.br

Bilheterias

Desconto de 10% a 60% em ingressos. Em Parceria com a Bilheteria.com, o IBM Club oferece entretenimento para seu lazer e bem-estar. Confira opções de teatro, parques, baladas e muito mais. Clica e divirta-se. www.bilheteria.com/ibmclub - Usuário: ibmclub Senha: 4422

Telefone: (11) 3030-9544

Site: www.bilheteria.com/ibmclub

Telefone: (21) 2508-7701 e (21) 9303-4081

Prime Group é uma empresa brasileira de consultoria, administração, corretagem de seguros e benefícios, e sua vocação é desenhar soluções sob medida e oferecer serviços diferenciados para clientes individuais e corporativos.

Desconto de até 30% no seguro automóvel e residencial. Seguradoras: AGF, Bradesco, Mapfre, Porto Seguro, Sul America, Tokio Marine e Unibanco AIG.

Telefone: (11) 4195-4226

Site: www.primegroup.com.br

Na Tecmar, corretora de seguros de São Paulo, os funcionários e aposentados IBM possuem há mais de 11 anos condições especiais na contratação dos seguros com a Porto Seguro Cia. Desconto de 25% no seguro de automóveis e 30% no seguro residencial.

Telefone: (11) 5539-2299

Endereço: Rua São Paulino, 90 Vila Mariana - São Paulo/SP

A BUW é uma marca exclusiva para a mulher executiva contemporânea, com proposta de elegância, moda e qualidade. Tem como essência reunir o melhor da matéria-prima aliado ao trabalho de alfaiataria contemporânea. Oferecemos 15% de desconto em produtos desde de roupas a acessórios, cintos, lenços, gravatas, bijuterias, artigos em couro (porta Ipad, porta passaporte, tag de mala, carteira, porta cartão, bolsas). É necessário apresentar o badge no momento de requisição do desconto.

Telefone: (11) 3060-2461

Endereço: Rua Padre João Manuel, 1212, 12o andar - conj 123 - CEP: 01411-000 / São Paulo/SP

Site: www.buwbrasil.com

Em caso de perda, para solicitar a segunda via da carteirinha de aposentado da Fundação Previdenciária IBM, envie um email com o seu nome, endereço e matrícula para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Como indicar empresas para vinculação?

Se você conhece uma empresa que deseja oferecer condições especiais para funcionários e aposentados da IBM Brasil, indique através do seguinte processo:

Clique aqui, preencha o formulário (ou peça para a empresa solicitante preencher);

Envie-o para o logon Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Apenas formulários preenchidos serão analisados pela área de Recursos Humanos. Em aproximadamente 20 dias úteis o fornecedor será notificado. Casos como consultoria, representações e produtos artesanais/caseiros serão analisados à parte, podendo ser estendido o prazo dado acima.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (11) 2132-4500 ou envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

*A IBM não tem responsabilidade sobre a administração das promoções. Com isto, eventuais reclamações deverão ser dirigidas diretamente à empresa promotora da oferta.

Criado: Segunda, 07 Julho 2014 13:23
Publicado: Segunda, 07 Julho 2014 13:23
Acessos: 72987
**Esse benefício não é de responsabilidade da Fundação IBM, mas sim da IBM Brasil.

O O Plano de Assistência Especial (PAE) tem como objetivo auxiliar o funcionário a custear as despesas relacionadas à saúde de seus filhos com deficiência física e/ou mental, desde que sejam caracterizadas como irreversíveis (permanentes) e incapacitantes.

Entende-se por incapacitante, condição física ou clínica que impeça a realização de atividades básicas de vida diária e de auto-cuidado.

Este benefício consiste no reembolso de despesas relacionadas a condição de saúde com tratamentos médicos assistenciais e terapias alternativas que o dependente necessite.

Atenção: O benefício não poderá ser utilizado como complemento de reembolso das despesas já cobertas pelos planos Médico, Odontológico e Medicamentos.

São beneficiários elegíveis a este plano:

- Filhos de funcionários ativos;

- Filhos dos aposentados elegíveis ao Plano Médico vitalício.

É necessário atender todos os critérios de elegibilidade estabelecidos pelo programa e enviar todos os documentos para análise técnica, do Comitê Médico da Central de Saúde da IBM.

São consideradas deficiências físicas e/ou mentais as seguintes condições ou doenças:

1. Paralisia Cerebral
  2. Síndrome de Down
  3. Síndrome de West
  4. Síndrome de Rett
  5. Seqüelas de lesões congênitas ou adquiridas do sistema nervoso (irreversíveis e incapacitantes)
  6. "Miopatias" genéticas incapacitantes e "miastenia gravis"

Esta lista reflete os casos de deficiências mais comumente encontradas. Outros casos poderão ser incluídos se considerados elegíveis pelo Comitê Médico da Central de Saúde IBM.

A IBM, a seu exclusivo critério, pode apreciar e decidir sobre quais despesas poderão ser incluídas ou excluídas dos cálculos para reembolso pelo presente Plano, podendo, se necessário, solicitar laudos, perícias ou pareceres de médico da empresa ou outro por ela designado. Despesas com exames periciais exigidos pela Cia. correrão por conta da própria.

O titular deste plano é responsável pela validade e autenticidade das informações prestadas a IBM, seja através de laudos médicos ou recibos/notas apresentadas para reembolso.

A inscrição ou a renovação no Plano PAE deverá ser solicitado pelo titular através do Formulário de Inscrição assinado e os documentos comprobatórios, assim como o envio do consentimento assinado (necessário apenas quando se tratar de crianças com menos de 12 anos - clique aqui para baixar o termo) ambos escaneados, conforme solicitação da equipe técnica avaliadora.

As inclusões poderão ser por prazo determinado ou indeterminado, desde que o titular mantenha o vínculo empregatício com a IBM. Para ambos os prazos, a IBM poderá solicitar, a qualquer tempo, a revalidação dos relatórios médicos atualizados, para a continuidade deste benefício.

O titular deverá enviar laudo detalhado do médico assistente, bem como anexar exames, contendo diagnóstico e outras informações pertinentes, tais como as principais limitações e deficiências das quais o dependente é portador e encaminhar a documentação scaneada para Central de Saúde IBM, através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

As informações serão analisadas e aprovadas por um Comitê formado por Médicos da Central de Saúde IBM, Médico Externo (quando for julgado necessário).

O titular do plano será informado pela Central de Saúde IBM, através de email, sobre a decisão de inclusão/renovação no benefício.

Os pedidos de renovação deverão ser encaminhados, com 30 dias de antecedência da data que se encerra o benefício para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Deverá ser enviada documentação atualizada, tais como, atestados, laudos médicos e todos os documentos que o Comitê Médico da Central de Saúde julgar necessário. Caso a atualização não seja feita, o benefício será cancelado automaticamente.

O teto anual do benefício é R$ 11.000,00, por dependente elegível e não é acumulativo. Todo ano o saldo é zerado e não poderá ser utilizado.

As despesas serão reembolsadas em 75% (setenta e cinco por cento) de seus valores, até o limite do teto anual, desde que elegíveis as regras deste plano.

Para solicitação de reembolso, antes de ser enviado para a AON, deverá enviar a documentação para análise/aprovação da Carelink:

- Terapias Alternativas: Dança, Natação, Oficina de Culinária, Circo, Música

- Aparelhos para Surdez ou Visão

- Mobiliário Especial: Cama, Cadeira, Andador

- Calçados especiais, palmilhas, talas imobilizadoras, hastes de sustentação, órteses, próteses

Para análise técnica, faz-se necessário que o funcionário encaminhe os seguintes documentos para o email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Nome completo do paciente

- Matrícula IBM e nome completo do titular

- Solicitação do médico e/ou terapeuta com informações sobre os objetivos a serem alcançados com o evento solicitado

- Nota fiscal pela compra de equipamentos

Para enviar o seu pedido de reembolso:

Aposentados (as):

1. Enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. os documentos Scaneados: Descritivo de Reembolso preenchido e assinado juntamente com a nota fiscal do serviço realizado

Funcionários Ativos (as):

1. Acesse o portal My Benefits https://ibm.tbs.aon.com/

2. Clique em Submeter um pedido de reembolso

3. Preencha a solicitação com todas as informações correspondentes ao Plano PAE e anexe os comprovantes das despesas

Só serão aceitas notas fiscais referentes a despesas realizadas a partir da data de aprovação de inclusão neste benefício.

As despesas com data anterior a inclusão, não serão reembolsadas.

O titular desse plano é responsável pela validade e autenticidade das informações prestadas à IBM, seja por meio de laudos médicos ou recibos e notas fiscais apresentadas para reembolso.

As despesas submetidas são passíveis de verificação pela IBM, a qualquer tempo. Irregularidades encontradas serão investigadas e julgadas à luz de condição da elegibilidade ao plano. É responsabilidade do funcionário cumprir as normas de elegibilidade deste Plano.

Prazo de reembolso

Todas as despesas recebidas e aprovadas até a data do cronograma abaixo serão reembolsadas no mensal. Após esta data os reembolsos serão efetuados no final do mês subsequente.

1. *O prazo para solicitação de reembolso de PLANO PAE deverá ser enviada até o último dia do 2º mês subsequente da prestação do serviço.
    Por exemplo: Reembolsos de despesas de outubro de 2020, deverão ser solicitadas, no portal My Benefits, até final de dezembro de 2020.
    Pedidos de reembolsos concluídos até dia 07 do mês serão reembolsados no mesmo mês, após isso serão reembolsados no mensal subsequente.*
  2. Os funcionários e aposentados que possuírem despesas de reembolsos pendentes referentes ao ano de 2020, deverão ser apresentados até o dia 30.11.2020.
  3. Para as solicitações de reembolso realizadas no mês de dezembro, o prazo permanecerá o mesmo, até dia 31/01 do ano subsequente.
  4. Solicitações enviadas fora do prazo deverão ser rejeitadas.

Não haverá antecipação de reembolso para as despesas apresentadas com datas futuras.

Despesas tributáveis e não tributáveis

As despesas de reembolso deverão ser classificadas como tributáveis e não tributáveis conforme descrição no formulário Descritivo de Reembolso.

Despesas Tributáveis

• Aparelhos para Surdez ou para Visão com Laudo Médico
  •  Atendentes especializados; enfermeiros ou auxiliar de enfermagem; cuidador.
  • Móveis especiais; cadeira higiênica, cama hospitalar, cadeira de rodas e andador com laudo médico.
  • Material para estimulação, todos com apresentação de laudo médico.
  • Tratamentos avulsos; natação, estimulação; dança; circo e aulas de culinária com apresentação de laudo médico.
  • Produtos descartáveis; fraldas descartáveis ( a partir de 03 anos ); luvas, gazes e outros ( a especificar ) com apresentação de laudo médico.
  1. Aparelhos para Surdez: poderá ser renovado somente a cada 24 meses.
    Aparelhos especiais para visão, tipo Prismas. (Não são elegíveis óculos para miopia, astigmatismo, hipermetropia, ou outros vícios de refração).
  2. Despesas com serviços de enfermeira, auxiliar de enfermagem e Cuidador.

Despesas com serviços de enfermeiro ou auxiliar de enfermagem desde que seja exclusivamente para realização das tarefas cotidianas e contínuas de assistência ao dependente.

1. Móveis Especiais e Material de Estimulação para ludo terapia serão elegíveis nas seguintes condições:

1. Tratamentos Avulsos:

Natação e Estimulação;

São elegíveis nas seguintes condições:

1. Fraldas Descartáveis – São elegíveis somente os dependentes acima de 3 anos de idade.

Outros itens poderão ser analisados e incluídos mediante aprovação do Comitê do PAE, sempre levando em consideração que o intuito do plano é auxiliar nas despesas extraordinárias e adicionais com filhos dependentes.

1. São elegíveis ao programa, cobertura de Creches/Escolas/Semi-Internatos especializadas para condições especiais. Matrícula/Mensalidade.

Despesas não tributáveis:

• Tratamentos em clínicas especializadas:
  • Psicoterapia;
  • Fisioterapia;
  • Hidroterapia;
  • Outros ( especificar ) com laudo médico.
  • Creches, escolas e semi internatos; matrícula; mensalidade e mediador escolar.

Mediador
Foi incluído no programa em Janeiro2020 e visa adequar as necessidades do dependente ao acesso à escola. O médico/profissional assistente deverá enviar documento indicando a necessidade desta contratação.

As despesas odontológicas obedecerão aos critérios do Plano Odontológico em vigor e não serão reembolsadas por este programa.

Despesas tributáveis e não tributáveis

Despesas Tributáveis

• Aparelhos para Surdez: poderá ser renovado somente a cada 24 meses.
  • Aparelhos especiais para visão, tipo Prismas. Não são elegíveis óculos para miopia, astigmatismo, hipermetropia, ou outros vícios de refração.
  • Despesas com serviços de enfermeira, auxiliar de enfermagem ou cuidador.
  • Para realização das tarefas cotidianas e contínuas de assistência ao dependente, tais como, administrar medicação, cuidar da higiene, acompanhar nos exercícios físicos de estimulação ou respiração entre outras, o titular deverá anexar laudo médico explicando motivo da solicitação para que seja elegível a este reembolso.
  • Móveis Especiais e Material de Estimulação para ludoterapia serão elegíveis nas seguintes condições:

Mediante recomendação médica e/ou de profissional especializado, se relacionados ao tratamento da doença ou se necessários para assistir ou melhorar as necessidades de funcionamento do dependente. Tratamentos Avulsos:

• Natação;
  • Estimulação;
  • Outros(especificar).

São elegíveis nas seguintes condições:

• Fraldas Descartáveis – São elegíveis somente os dependentes acima de 3 anos de idade.

Despesas não tributáveis

• Tratamentos realizados em Clínicas, Creches e Escolas Especializadas para dependentes ou com profissionais habilitados para tratamentos, tais como:
  • Tratamentos em clínicas especializadas:
  • Psicoterapia;
  • Outros (especificar).
  • Clínicas - escolas com registro no Ministério da Saúde:
  • Matricula/Mensalidade;
  • Outros (especificar).
  • Creches/Escolas/Semi-Internatos especializadas para condições especiais. Matrícula/Mensalidade;

NOTA: Escolas experimentais, escolas com atividade curricular normal ou profissionalizantes, que também aceitem alunos deficientes, não estão contempladas por este Plano.

As despesas odontológicas obedecerão aos critérios do Plano Odontológico em vigor.

As inclusões neste benefício poderão ser por prazo determinado ou indeterminado. O benefício cessará nas seguintes condições:

1. Reversão da doença antes ou no prazo estabelecido pelo Comitê Médico da Central de Saúde IBM;
  2. Vencimento do prazo nos casos de período determinado;
  3. Desligamento do funcionário da Cia independente do prazo de concessão do benefício;
  4. Falecimento do beneficiário elegível;
  5. Falecimento do titular.

Em caso de falecimento do funcionário/aposentado, o benefício continuará sendo concedido pelo prazo de 90 (noventa) dias, a contar da data do óbito, diretamente a favor do representante legal, mediante documentação comprobatória.

Para inclusão e renovação deverá ser encaminhado exclusivamente para o time da Central de Saúde IBM, através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Dúvidas sobre reembolso e pagamento, entrar em contatocom o administrador My Benefits Portal, por email (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), telefone (08000474399) ou utilizando a função chat, que está disponível em “Precisa de assistência?”

Outras dúvidas, acessar o RH Help através do número 842 4500
Ligações externas: 0800-047-4458
Via E-mail: AskHR Brazil/Brazil/IBM
Via Sametime: HR@IBM – CHAT

1. Como solicitar a inclusão/renovação ao Plano PAE?

R: A inscrição ou a renovação no Plano deverá ser solicitado pelo titular através do formulário assinado e os documentos comprobatórios, ambos scaneados. As inclusões poderão ser por prazo determinado ou indeterminado, desde que o titular mantenha o vínculo empregatício.

As informações serão analisadas e aprovadas por um Comitê formado por Médicos da Central de Saúde IBM e Médico Externo (quando for julgado necessário).

2. Todas as despesas estão incluídas para solicitação de reembolso?

R: A IBM, a seu exclusivo critério, pode apreciar e decidir sobre quais despesas poderão ser incluídas ou excluídas dos cálculos para reembolso pelo presente Plano, podendo, se necessário, solicitar laudos, perícias ou pareceres de médico da empresa ou outro por ela designado. O titular deste plano é responsável pela validade e autenticidade das informações prestadas a Cia., seja através de laudos médicos ou recibos e notas apresentadas para reembolso.

3. Houve falecimento do meu dependente. Qual o prazo para solicitar reembolso das despesas pelo Plano PAE?

R: Em caso de falecimento do beneficiário, o titular poderá solicitar reembolso das despesas elegíveis no prazo de 60 (sessenta) dias a contar da data do óbito, mediante documentação comprobatória com data anterior ao falecimento.

4. Sou aposentado desde 2002. Sou elegível ao Plano PAE?

R: Somente os funcionários aposentados pela Fundação IBM e elegíveis ao plano médico vitalício terão direito ao Plano PAE na aposentadoria.

terão direito ao Plano PAE na aposentadoria caso tenham direito a plano médico, ou seja, aqueles que foram admitidos até 31/12/98 e se aposentarem pela Fundação IBM mantendo o contrato de trabalho com a IBM até a data da aposentadoria.

5. Qual a vigência do Plano PAE?

R: As inclusões neste benefício poderão ser por prazo determinado ou indeterminado. A IBM poderá solicitar por intermédio da Central de Saúde IBM, a qualquer tempo, relatórios, laudos médicos atualizados para avaliação da condição do dependente.

Para os benefíciários que estiverem por prazo determinado, o funcionário é responsável em enviar os documentos atualizados com pelo menos 30 dias de antecedência, para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Caso isso não ocorra o benefício será cancelado automaticamnte.

O titular deste plano é responsável pela validade e autenticidade das informações prestadas à Cia., seja através de laudos médicos ou recibos e notas apresentadas para reembolso.

6. Quais os tipos de despesas são encaminhadas?

R: As despesas deverão ser classificadas como tributáveis e não tributáveis conforme descrição no formulário de solicitação de reembolso.

7. Como classifico as despesas tributáveis e não tributáveis?

R: Despesas Tributáveis

Aparelhos para Surdez: poderá ser renovado somente a cada 24 meses.

Aparelhos especiais para visão, tipo Prismas (Não são elegíveis óculos para miopia, astigmatismo, hipermetropia, ou outros vícios de refração).

Despesas com serviços de enfermeira, auxiliar de enfermagem ou cuidador.

Móveis Especiais e Material de Estimulação para ludoterapia

Tratamentos Avulsos: Natação; Estimulação; Outros(especificar). São elegíveis nas seguintes condições: Mediante recomendação médica e/ou de profissional especializado, se relacionados ao tratamento da doença ou se necessários para assistir ou melhorar as necessidades de funcionamento do deficiente.

Despesas não tributáveis

Tratamentos em clínicas especializadas:
Terapia ocupacional;
Psicopedagogia;
Psicomotricidade;
Psicoterapia;
Musicoterapia;
Hidroterapia;
Mediador;
Creches;
Escolas;
Semi-Internatos especializadas para condições especiais;
Matrícula/Mensalidade;

8. Estou com uma despesa de atendimento para o meu dependente. Como é a primeira vez que envio. Qual documentação necessária que devo encaminhar?

R: Para enviar seu pedido de reembolso:

1) Acesse o portal My Benefits https://ibm.tbs.aon.com/
2) Clique em Submeter um pedido de reembolso
3) Preencha a solicitação com todas as informações correspondentes ao PLANO PAE e anexe os comprovantes da despesa.

Para os documentos recebidos até a data limite os reembolsos serão efetuados no mesmo mês. Após esta data os reembolsos serão efetuados no final do mês subsequente.

9. Qual o valor limite para solicitação de reembolso?

R: O teto anual do benefício é R$ 11.000,00, por dependente elegível e não é acumulativo.  Todo ano o saldo é zerado e não poderá ser utilizado.

10. Minha esposa também é funcionária IBM. Cada um poderá solicitar o reembolso anual de R$ 11.000,00?

R: Não. Os cônjuges IBM receberão um teto anual único por beneficiário elegível, cujo reembolso não será cumulativo e respeita o mesmo percentual de 75%.

11. Estamos em Dezembro/2019 e ainda tenho um valor restante para utilização de R$ 3.000,00. Posso utilizar esse valor para o próximo ano num total de R$ 14.000,00 para utilização?

R: Não. Todo ano, o saldo é zerado, mesmo que o limite anual não tenha sido totalmente utilizado.

Os beneficiários iniciarão o ano seguinte com o novo valor limite anual que estiver em vigor na ocasião e proporcional ao tempo de concessão do beneficio, para os casos com período determinado.

12. Encaminhei a inscrição em Abril/2017, e agora em Maio começarei a solicitar os reembolsos. Poderei utilizar o valor de R$ 11.000,00?

R: Não. Aqueles que forem inscritos no plano após o início de cada ano terão o saldo proporcional ao número de meses.

Exemplo: Aprovação da inclusão no benefício em 1 de maio de 2020 (8 meses de saldo).

Teto de R$11.000,00 em 12 meses, R$ 916,66 por mês, portanto, R$ 7.333,33 equivalente aos 8 meses.

13. Meu filho(a) estuda em uma Escola, onde a data para pagamento da mensalidade é dia 31 de cada mês. Estamos em Dezembro/2016. Em Janeiro/2017 não poderei solicitar o reembolso referente ao mês do ano anterior?

R: Para as solicitações de reembolso realizadas no mês de dezembro, o prazo permanecerá o mesmo, até dia 31/01 do ano subsequente.

14. Existe um prazo para apresentação dos comprovantes de reembolso?

R: O prazo para solicitação de reembolso é de 60 (sessenta) dias a contar da data do recibo/Nota Fiscal.

Criado: Sexta, 04 Julho 2014 12:00
Publicado: Sexta, 04 Julho 2014 12:00
Acessos: 16378

O “Seguro de Vida” tem o objetivo de auxiliar os beneficiários de aposentados falecidos com o pagamento de uma importância, em dinheiro, calculada com base no tempo de serviço prestado à IBM.

As informações acima são para aposentados,  funcionários ativos devem consultar a intranet de Seguro de Vida:  https://w3.ibm.com/hr/web/br/benefits/financial/plano_ibm_auxilio

São aquelas pessoas escolhidas pelo funcionário ou aposentado, que receberão o auxílio de Seguro de Vida caso este venha a falecer. Por isso é importante que a Declaração de Beneficiários esteja devidamente preenchida e atualizada. Se um dos beneficiários tiver menos de 12 anos, também deverá ser enviado o Consentimento preenchido e assinado, ambos documentos deverão conter a mesma data.

Para atualização dos beneficiários de Seguro de Vida, é necessário preencher todas as informações solicitadas na Declaração de Beneficiários (a soma da porcentagem de todos beneficiários deve ser de 100%), imprimir, assinar e enviar o documento original scaneado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O prazo de confirmação de recebimento do documento é 5 dias úteis, após o envio do e-mail.
Obs: Orientamos que mantenha com seus beneficiários a cópia original da declaração enviada por e-mail para o RH.
Caso algum beneficiário seja menor de 18 anos, o valor do benefício será depositado em caderneta de poupança aberta, no nome do menor, no banco indicado pelo seu responsável, que também receberá a respectiva documentação. Caso o responsável julgue necessário movimentar o dinheiro depositado em nome do menor, ele deverá tomar as providencias cabíveis para tal junto ao Juizado de Menores e ao Banco onde foi aberta a caderneta de poupança, não tendo a IBM qualquer envolvimento no caso.
Na ausência da declaração de beneficiário o seguro de vida será pago conforme legislação vigente na data do falecimento.

• Aposentados pela Fundação admitidos na IBM até 31 de dezembro de 1998.
Cobertura
 A cobertura desse seguro é para morte em qualquer caso (natural ou acidental), exceto nos casos abaixo:
a) Suicídio nos 2 primeiros anos de trabalho;
b) Acidentes em que o segurado, sem a devida habilitação, for o condutor do veículo, seja terrestre, aéreo ou náutico;
c) Todo e qualquer tipo de curetagem uterina, exceto se consequente de aborto ou parto decorrente diretamente de acidente pessoal;
d) Ato reconhecidamente perigoso, que não seja motivado por necessidade justificada, exceto a prática de esporte e / ou utilização de meio de transporte mais arriscado.
e) Ato ilícito doloso praticado pelo Segurado, pelo (s) Beneficiário (s) ou representante legal de um ou de outro;
f) Atos ou operações de guerra, declarada ou não, ou outras perturbações de ordem pública, exceto a prestação de serviço militar e os atos de humanidade em auxílio de outrem.
g) Uso de material nuclear para quaisquer fins, incluindo explosão nuclear, provocada ou não, bem como a contaminação radioativa ou a exposição a radiações nucleares ou ionizantes;
h) Epidemia ou pandemia declarada pela autoridade competente.
Salientamos ainda que a documentação para o pagamento de Seguro de Vida é analisado pela seguradora e não pela IBM, no qual poderá solicitar documentos complementares aos Beneficiários para comprovar a inexistência desses ou quaisquer outros riscos.

Cobertudas Adicionais:

- Adaptação de Casa e Veículo (*):

(*) Em virtude de lesão física do titular, causada por Acidente Pessoal devidamente coberto, exceto se decorrente de riscos excluídos.
Essa cobertura garante indenização para a adequação da residência habitual do segurado ou em seu veículo particular, até o valor do capital segurado contratado para esta garantia, caso o segurado titular tenha uma invalidez permanente parcial ou total por acidente, em consequência exclusiva de acidente pessoal coberto, exceto se decorrente de Riscos Excluídos, observados os demais termos desta Cláusula, das Condições Gerais e as demais Disposições Contratuais.
Valor: Até R$ 4.000,00 (Quatro Mil Reais).
Para solicitar essa cobertura adicional, entre em contato com a Central de Atendimento nos telefones 3003 Life (3003 5433) - capitais e grandes centros e 0800 MetLife (0800 638 5433) - demais localidades. Para Deficientes Auditivos ou de fala, o atendimento será através do telefone 0800 723 0658.

- Assistência Adicional – Despachante:

Em caso de falecimento de funcionários ativos e aposentados, mediante solicitação da família ou da METLIFE, a MONDIAL providenciará o serviço de despachante.
A MONDIAL deverá informar à família toda a documentação que deve ser providenciada para ser entregue ao despachante.
O despachante irá retirar a documentação e encaminhar para a METLIFE da cidade de domicílio do SEGURADO.
Para solicitar a assistência despachante, entre em contato com a Central de Atendimento nos telefones 3003 5433 - capitais e grandes centros e 0800 638 5433 - demais localidades. Para Deficientes Auditivos ou de fala, o atendimento será através do telefone 0800 723 0658.

- Indenização Especial de Filhos Póstumos:

Garante ao responsável legal pelo nascituro o pagamento de uma indenização no valor de R$10.000,00, em caso de morte do titular, seja natural ou acidental, ocorrida durante o período gestacional. Quando o titular for do sexo masculino, a indenização será devida desde que o nascimento do nascituro ocorra até 300 (trezentos) dias corridos a partir da data do óbito do titular.

Definição de nascituros: serão considerados nascituros para fins desta cobertura, filhos nascidos vivos. Quando o recém nascido respira ou mostra qualquer outra evidência vital, tais como: batimento do coração, pulsação do cordão umbilical ou movimento efetivo dos músculos da contração voluntária.
Em caso de gestação múltipla, a indenização será dividida igualmente entre o número de filhos, respeitada apresentação da documentação necessária e o limite contratado para esta cobertura. Para solicitar a indenização especial de filhos póstumos, entre em contato através do email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Valor do Benefício
 O valor do benefício é determinado de acordo com o tempo de prestação de serviço do funcionário à IBM.

Na tabela abaixo é possível verificar o valor aplicável aos funcionários/aposentados de acordo com o tempo de serviço prestado à IBM.

Anos de Serviço Valor
25 Anos e menos do que 30 anos 140.000
30 Anos e menos do que 35 anos 70.000
35 Anos e Acima 14.000

Importante: "Tempo de Serviço IBM" é a data da última admissão contratual com a IBM Brasil ou data da admissão da empresa incorporada ou adquirida pela IBM.

Aposentados (admitidos até 31/12/1998) receberão o benefício da seguinte forma:

1. menos de 30 anos de IBM (somando-se o tempo de serviço com o tempo de aposentadoria) - 100% do valor a que teria direito na data em que se aposentou, correspondente ao número de anos que permaneceu como funcionário ativo da Cia.;
  2. 30 anos e menos de 35 anos de IBM (somando-se o tempo de serviço com o tempo de aposentadoria) - 50% do valor a que teria direito na data em que se aposentou, correspondente ao número de anos que permaneceu como funcionário ativo da Cia.;
  3. 35 anos de IBM (somando-se o tempo de serviço com o tempo de aposentadoria) - R$ 14.000,00.
Tempo de Serviço + Tempo de Aposentadoria Benefício
Menos de 30 anos 100% do valor que teria direito na data em que se aposentou
30 anos e menos que 35 anos 50% do valor que teria direito na data em que se aposentou
35 anos e acima R$ 14.000,00

Os valores são pagos em Reais, sem incidência de Imposto de Renda na Fonte.

Exemplo

1. 25 anos de serviço + 4 anos de aposentadoria: benefício correspondente à R$ 140.000,00 (100% do que teria direito na data em que se aposentou);
  2. 25 anos de serviço + 7 anos de aposentadoria: benefício correspondente a R$ 70.000,00 (50% do que teria direito na data em que se aposentou);
  3. 25 anos de serviço + 12 anos de aposentadoria: benefício correspondente a R$ 14.000,00.
 Em um momento tão difícil como o falecimento de uma pessoa querida, contar com uma assistência desse tipo é um diferencial.
Tem direito ao benefício de auxílio funeral:
  1. Todos os aposentados pela Fundação Previdenciária IBM admitidos até 1998 e seus cônjuges;
  2. Funcionários ativos e seus cônjuges;
  3. Filhos de até 20 anos de idade;
  4. Filhos de 21 a 24 anos de idade são elegíveis caso seja Universitário e que seja comprovada a dependência econômica. Obs.: Sem limite de idade para os incapacitados físico ou mentalmente para exercer qualquer trabalho remunerado

Em caso de falecimento, a família ou o gerente podem ligar na assistência funerária 24 horas da seguradora nos telefones abaixo, informar o CPF do titular e um telefone de contato e solicitar o serviço:

Localidades  /  Assistência Funeral
Capitais e Regiões Metropolitanas  / 3003-5433 (escolher a opção 1 e, em seguida, a opção 5, que é a opção para a prestação de serviço da assistência funeral)
Demais Regiões  /  0800-638-5433 (escolher a opção 1 e, em seguida, a opção 5, que é a opção para a prestação de serviço da assistência funeral).

Caso opte pelo Auxílio Funeral, o valor do reembolso é limitado a R$ 7.000,00 (sete mil Reais), será elegível somente quem não solicitou a Assistência Funeral, a solicitação deve ser enviada ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., após a análise de elegibilidade um e-mail, com os devidos procedimentos, será enviado ao requisitante.

Caso opte pelo Auxílio Funeral, o valor do reembolso é limitado a R$ 7.000,00 (Sete Mil Reais), será elegível somente quem não solicitou a Assistência Funeral, a solicitação deve ser enviada ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., após a analise de elegibilidade um e-mail, com os devidos procedimentos, será enviado ao requisitante.

Perguntas Frequentes

Se você for elegivel a se aposentar pela Fundação Previcenciária da IBM no desligamneto e tiver sido admitido até 31/12/1998 você é elegível a Seguro de Vida.

Nesta página, consta informações para aposentados, funcionários ativos devem acessar a página de seguro de vida na intranet, no link: https://w3.ibm.com/hr/web/br/benefits/financial/plano_ibm_auxilio

Caso você tenha sido admitido na IBM até 31/12/1998 você é elegível a Seguro de Vida.

Caso tenha se aposentado após 01/01/2003, o seguro de vida continua contabilizando a data de aposentadoria conforme regra mencionada na section Valor do Benefício. Ex: se você, ao se aposentar tinha 21 anos completos de IBM e faz 3 anos que já está como aposentado, atualmente você tem 24 anos a ser considerado, ou seja, seu capital que era de R$ 134.400,00 mudou para R$138.600,00.

O valor demonstrado no certificado do Seguro de Vida é baseado em seu tempo de serviço na IBM mais o tempo de aposentadoria, de acordo com as regras na section “Valor do Benefício”.

O certificado individual é enviado anualmente pela seguradora e tem um modelo padrão cujo documento não constam os beneficiários. O formulário atualizado fica em posse da IBM, na pasta funcional, e pelo fato de poder ser atualizado a qualquer momento, não é repassado para a seguradora. Em caso de falecimento o pagamento do seguro de vida é feito para os beneficiários que constarem no formulário mais recente que tiver na pasta IBM. Na ausência de formulário será pago conforme legislação vigente na época do falecimento ou do aviso de sinistro.

Sim. Para quem é elegível ao seguro de vida e para seus conjugês, dependentes e filhos até 14 ou 21 anos, caso seja comprovada a dependência, o serviço pode ser solicitado diretamente pela prestadora no número 3003-5433 (escolher a opção 1 e, em seguida, a opção 5, que é a opção para a prestação de serviço da assistência funeral) para Capitais e Regiões ou no 0800 638-5433 (escolher a opção 1 e, em seguida, a opção 5, que é a opção para a prestação de serviço da assistência funeral) para demais regiões; Caso não seja possível solicitar o serviço da funerária, poderá ser feito o reembolso limitado a R$ 7.000,00.

Primeiramente deverá ligar na assistência funerária 24 horas da seguradora MetLife e solicitar o serviço funerário por meio dos telefones abaixo:
Localidades    Assistência Funeral
Capitais e Regiões Metropolitanas    3003-5433 (escolher a opção 1 e, em seguida, a opção 5, que é a opção para a prestação de serviço da assistência funeral)
Demais Regiões    0800-638-5433 (escolher a opção 1 e, em seguida, a opção 5, que é a opção para a prestação de serviço da assistência funeral)

No caso de falecimento de um aposentado, a família ou gerente deverá avisar o time de seguro de vida Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O email deve constar as seguintes informações:

Matrícula;
Nome completo do falecido;
Data do falecimento;
Nome, telefone e email de um membro da família que será contatado por RH para receber instruções gerais sobre como proceder;
Cópia escaneada da certidão de óbito
Criado: Quinta, 03 Julho 2014 17:33
Publicado: Quinta, 03 Julho 2014 17:33