Portabilidade

É a possibilidade de o participante transferir (“portar”) 100% do saldo da conta do Participante, 100% do saldo de conta da Patrocinadora constante das subcontas básica, variável e extraordinária, além de uma parcela do saldo da subconta da reserva inicial para outro plano de benefício administrado por entidade de previdência complementar ou por companhia seguradora. Na portabilidade não há incidência de IR.

A portabilidade deve ser solicitada via Instituto Online, a partir de 01 de junho, conforme abaixo:

1. Entrar na Área do Participante > Instituto > Simular > Portabilidade
  2. Em Tipo, colocar Entidade Aberta e buscar por Metropolitan Life Seguros e Previdência Privada S/A em Entidade
  3. Em Plano, escolher uma das 5 opções disponíveis do PGBL da MetLife para a Kyndryl:
    1. MetLife Platinum Renda Fixa FIC FI Prev
    2. MetLife Platinum IMA FIC FI Renda Fixa
    3. MetLife Gold RV 15 Fundo de Investimentos Multimercado Balanceado Previdenciário
    4. MetLife Gold RV 25 FICFI Multimercado Balanceado Previdenciário
    5. Schroder Platinum RV I FIC FI Multimercado
  4. A FP IBM confeccionará o termo de portabilidade que será disponibilizado pela MetLife para o participante assinar digitalmente (notificação via email)
  5. Após assinatura do participante, a MetLife e a Fundação IBM também assinarão o termo
  6. Por fim, a Fundação IBM seguirá com a transferência do fundo para o PGBL da MetLife, confirmando a conclusão da portabilidade por email para o participante e também para a MetLife.

Obs.: para quem tem regime de tributação regressivo, o histórico acompanha a portabilidade e, portanto, o tempo continua sendo contabilizado.

Informações Importantes:

De acordo com a atual legislação, os recursos objetos de Portabilidade não são passíveis de resgate e, se transferidos para uma entidade aberta de previdência complementar ou sociedade seguradora, serão utilizados para a contratação de renda mensal vitalícia ou por prazo determinado, cujo prazo mínimo não poderá ser inferior ao período em que a reserva foi constituída, observado o período mínimo de 15 (quinze) anos, conforme o disposto no artigo 14 § 4° da Lei Complementar n°. 109, de 29/05/2001. O Participante e a Entidade Receptora declaram neste ato ter pleno conhecimento deste requisito legal. Caso esta portabilidade tenha como Entidade Receptora uma entidade aberta, o valor será atualizado pelo IPCA.

De acordo com o artigo 16 da Resolução CGPC n°. 06, de 30/10/2003, os recursos objeto da portabilidade não transitarão por qualquer forma pelo Participante nem em sua conta corrente, salvo na forma de benefício.

Perguntas e Respostas

Não, apenas os gastos com cartório e envio dos documentos do participante no plano

Não há incidência de imposto de renda ao fazer o processo de portabilidade (o imposto de renda, de acordo com o regime de tributação escolhido, será descontado apenas quando o participante for usufruir da renda).

Aproximadamente 30 dias, dependendo do tempo de resposta da entidade que receberá a portabilidade bem como do participante solicitante.

Sim, o valor do fundo é reajustado considerando os dias desde a atualização do último saldo até a data em que ocorrerá a transferência. O índice utilizado para isso é o IPCA mais atualizado disponível.

Aposentadoria

O desconto é feito direto na fonte de acordo com o regime de tributação escolhido pelo participante no momento da adesão (progressivo ou regressivo).

Sim, é pago em duas parcelas. A primeira em novembro e a segunda, em dezembro.

Não, não é possível nenhuma forma de contribuição/aporte.

Para os elegíveis à aposentadoria no momento da migração e que optarem por ela, não haverá despesa administrativa.

Ao encerrar o seu saldo, você perderá o vínculo com a Fundação IBM.

Sim, você pode fazer o saque único (LumpSum) no momento que julgar mais oportuno.

Não, é um saque único, mesmo que seja num percentual inferior a 25%.

O seu fundo será pago ao(s) beneficiário(s) indicado em parcela única após desconto do imposto de renda.

O pagamento é feito no último dia útil do mês seguinte ao recebimento da documentação do(s) beneficiário(s).

A alteração é feita na Área do Participante, através do ícone Campanha de Alteração de Renda.

Sim, após 10 anos recebendo a renda mensal, você pode resgatar o seu saldo total remanescente.

Os contracheques ficam disponíveis na Área do Participante.

O informe de rendimentos é disponibilizado na Área do Participante até o último dia útil de fevereiro.

Você pode entrar em contato através do botão Atendimento na Área do Participante, pelo 0800 042 0622 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Basta entrar em contato através dos canais de atendimento e solicitá-la. De qualquer forma, todas os aposentados da Fundação IBM recebem uma carteirinha de aposentado em casa cerca de 1 mês após o recebimento do primeiro benefício.

Você poderá ainda optar pelo Autopatrocínio e pelo BPD (Benefício Proporcional Diferido), lembrando que nessas duas opções você passará a ter o desconto da despesa administrativa.

O valor mínimo de renda que pode ser escolhido é o valor mínimo pago pela Previdência Social (R$ 1.100,00 para 2021). Esse valor pode ser pedido pela opção de renda em anos, através do seguinte cálculo: saldo da Fundação / (1.100 x 13), o resultado indica quantos anos deverá ser pedido a renda para que seja pago o valor mínimo, em caso que número decimal, sempre arredondar para menos.

Ex: Saldo da Fundação de R$ 1.850.000,00 / (1.100 X 13) = 129,37 ou seja, pedir a renda em 129 anos para receber o valor mínimo.

Autopatrocínio

O início do autopatrocínio é no mês seguinte à solicitação realizada por você. Entretanto, conforme perguntas 5 e 6, tanto as contribuições quanto o desconto da despesa administrativa, é feito retroativamente.

A alteração do percentual pode ser realizada mensalmente, com a data corte o dia 15. Zerar o percentual também é possível. Entretanto, caso você faça parte do plano de Contribuição Definida com adesão até 05/08/2008, ainda que você zere o percentual de contribuição, terá que pagar as contribuições da patrocinadora, no valor fixo de 3% de acordo com as regras do plano.

É utilizado o último salário do participante como ativo na patrocinadora. Depois, anualmente em dezembro, é o reajuste considerando o índice INPC acumulado de dezembro do ano anterior a novembro do ano vigente.

Não. Os planos são independentes e não existe a possibilidade de usar os valores de contribuição do PGBL Kyndryl para o pagamento das contribuições mensais como Autopatrocínio.

Sim. A opção pelo Autopatrocínio é retroativa. Ou seja, se você perdeu o vínculo com a patrocinadora em janeiro, fez a opção em fevereiro e o primeiro boleto será em março, você deverá acertar as contribuições geradas de forma retroativa ao mês da migração.

O valor da despesa administrativa é 0,39% ao ano e é descontado mensalmente diretamente do seu saldo. Ou seja, esse valor não vem no boleto para pagamento. Além disso, assim como as contribuições são retroativas, o desconto da despesa administrativa também é.

Caso o boleto vença, você não conseguirá mais pagá-lo. Assim, o boleto do mês seguinte contemplará o valor total pendente (incluindo multa de 5% sobre o valor não recolhido e juros de 1% ao mês, de acordo com os itens 5.2.8 e 5.4.1 do regulamento) mais a contribuição do mês corrente. Importante: após 3 meses de inadimplência e não retorno aos nossos contatos, será presumido o BPD (para casos em que o autopatrocinado tem mais de 3 anos de vínculo) ou o Resgate (para casos em que o autopatrocinado tem menos de 3 anos de vínculo).

Você poderá se tornar BPD, ou seja, deixar o seu fundo apenas rendendo sem fazer contribuições (a despesa administrativa permanece da mesma forma), pode portar o seu fundo para alguma outra entidade de previdência complementar compatível (PGBL) ou se aposentar, ao atingir a elegibilidade à aposentadoria. Obs.: O resgate só será possível após a separação definitiva das duas empresas.

Você deve entrar em contato conosco através do botão Atendimento na Área do Participante ou através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. solicitando a alteração desejada. Mais informações sobre BPD e Portabilidade estão disponíveis a seguir, neste material.

Não, apenas os aportes provenientes das contribuições mensais. Lembrando que você pode alterar o percentual de contribuição mensalmente para adequá-lo às suas necessidades.

O valor total do fundo, após desconto do imposto de renda (de acordo com o regime de tributação escolhido pelo participante), é pago aos beneficiários indicados pelo titular. Por isso, é de extrema importância que essas informações estejam atualizadas em nosso sistema. Acesse a Área do Participante e verifique se precisa realizar alguma alteração.

A alteração de perfil de investimento pode ser realizar a cada 3 meses da última alteração através da Área do Participante ou do app da Fundação IBM.

Benefício Proporcional Diferido

Não é possível realizar contribuições/aportes como BPD. O seu fundo ficará apenas rendendo de acordo com o perfil de investimento escolhido por você.

Após o BPD, você pode portar o seu fundo para outra previdência complementar compatível (PGBL) ou então, se aposentar quando for elegível. Obs.: O resgate só será possível após a separação definitiva das duas empresas.

Você deve entrar em contato conosco através do botão Atendimento na Área do Participante solicitando a portabilidade ou através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Mais informações sobre o processo de Portabilidade estão disponíveis a seguir, neste material.

Portabilidade

Gerais

Quando ocorrer a transferência para a Kyndryl, os participantes da Fundação Previdenciária IBM terão entre 1 de junho e 30 de setembro de 2021  para acessar o site da Fundação (através do endereço www.fundacaoibm.com.br) e efetuar a escolha sobre seu fundo de previdência. As opções disponíveis são: Portabilidade, Autopatrocínio e BPD. Caso o participante não faça nenhuma escolha no período indicado, em 1 de outubro de 2021 será presumida a opção por Benefício Proporcional Diferido (BPD).

Ao ser transferido para a Kyndryl, o funcionário perde o vínculo empregatício com a IBM. Dessa forma, os participantes da Fundação Previdenciária IBM terão entre 1 de junho e 30 de setembro para acessar o site da Fundação ( www.fundacaoibm.com.br) e efetuar a escolha sobre seu fundo de previdência. As opções são: Portabilidade, Autopatrocínio e BPD.

Esta definição foi baseada na Resolução CGPC nº 12/2004, sobre a transferência de empregados, participantes de plano de benefícios de seu empregador (patrocinador do plano), para outra empresa do mesmo grupo econômico. É assegurado aos participantes transferidos a opção pelos seguintes institutos: (i) portabilidade; (ii) benefício proporcional diferido; ou (iii) autopatrocínio.

Os participantes da Fundação Previdenciária IBM terão entre 1 de junho a 30 de setembro de 2021 para acessar o site da Fundação (www.fundacaoibm.com.br) e efetuar a escolha sobre seu fundo de previdência. As opções são: Portabilidade, Autopatrocínio e BPD. Caso o participante não faça nenhuma opção até 30 de setembro será convertido a BPD Presumido a partir de 1 de outubro.

Sim, os participantes que já são elegíveis à aposentadoria poderão se aposentar pela Fundação e participar do PGBL Kyndryl caso tenham interesse.

Você deve acessar a área do Participante no site da Fundação IBM (www.fundacaoibm.com.br). Na área do participante, item Cadastro – Dados do Plano - Data para aposentadoria antecipada.

Você pode permanecer vinculado à Fundação IBM como BPD, BPD Presumido ou Autopatrocínio e desta forma, será elegível à aposentadoria.

A Portabilidade é a possibilidade de transferir (“portar”) 100% do saldo da conta do Participante, 100% do saldo de conta da Patrocinadora constante das subcontas básica, variável e extraordinária, além de uma parcela do saldo da subconta da reserva inicial para outro plano de benefício administrado por entidade de previdência complementar ou por companhia seguradora. Na portabilidade não há incidência de IR.

O Autopatrocínio é a possibilidade do participante permanecer na Fundação IBM, assumindo o pagamento das suas contribuições e das contribuições da patrocinadora (de acordo com as regras vigentes do plano). Fazendo essa opção, haverá cobrança de taxa administrativa de 0,39% ao ano.

O Benefício Proporcional Diferido (ou BPD) é a possibilidade do participante deixar seus recursos na Fundação IBM para receber o Benefício Proporcional (Aposentadoria) quando se tornar elegível. Fazendo essa opção, haverá cobrança de taxa administrativa de 0,39% ao ano, porém não há contribuição (nem do participante nem da patrocinadora).

Você deverá solicitar à Fundação Previdenciária IBM a Declaração de Concordância e o Termo de Portabilidade, onde deverão ser informados dados do novo plano aberto (PGBL).  Ao realizar a Portabilidade da Fundação Previdenciária IBM para o PGBL, os recursos deverão ser vertidos em forma de renda vitalícia ou prazo determinado, cujo prazo mínimo não poderá ser inferior ao período em que a reserva foi constituída na Fundação Previdenciária IBM. É importante mencionar que, de acordo com a atual legislação, os recursos objetos de Portabilidade não são passíveis de resgate e, se transferidos para uma entidade aberta de previdência complementar ou sociedade seguradora, serão utilizados para a contratação de renda mensal vitalícia ou por prazo determinado, cujo prazo mínimo não poderá ser inferior ao período em que a reserva foi constituída, observado o período mínimo de 15 (quinze) anos, conforme o disposto no artigo 14 § 4° da Lei Complementar n°. 109, de 29/05/2001.

Ao ser transferido para a Kyndryl, o participante perde o vínculo empregatício com a IBM. Com isso, os participantes da Fundação Previdenciária IBM terão as opções pela Portabilidade, pelo Autopatrocínio ou pelo BPD. O Resgate só será possível após a separação definitiva das duas empresas, prevista para ocorrer até o final de 2021. Logo, o participante que quiser resgatar deve permanecer vinculado à Fundação IBM via Autopatrocínio ou BPD até a separação definitiva e só então poderá solicitar o Resgate.

Você poderá efetuar o resgate somente após a separação definitiva das duas empresas, desde que esteja vinculado à Fundação IBM como BPD, BPD Presumido ou Autopatrocínio.

Porque, em caso de reorganização societária do grupo econômico, os participantes que optarem pelo Benefício Proporcional Diferido - BPD ou pelo Autopatrocínio, poderão solicitar o Resgate de Contribuições desde que observadas as regras dispostas no Regulamento do Plano de Benefícios de Contribuição definida da IBM Brasil.

Você deve acessar a área do participante no site da Fundação IBM com o seu CPF e senha e clicar em Institutos.

Somente serão válidas adesões realizadas até 31/07/2021. A partir desta data, somente serão aceitas adesões no PGBL Kyndryl que estará disponível a partir de 01/Setembro/2021.

Sua adesão não será valida e você receberá um email com esta informação. Os formulários de adesão enviados durante o mês de Agosto não serão processados. A partir de 01/Agosto/2021 somente serão aceitas adesões no PGBL Kyndryl que estará disponível a partir de 01/Setembro/2021.

Você terá um plano de previdência ao optar pelo plano PGBL oferecido pela Kyndryl. Para saber mais sobre o plano da Kyndryl, acesse.

A adesão ao PGBL não é obrigatória, porém ao deixar de fazer parte do PGBL você abre mão de receber contribuições da Kyndryl em seu nome. Para saber mais sobre o plano da Kyndryl, acesse.

Sim. Os participantes da Fundação IBM poderão permanecer vinculados ao plano como BPD, BPD Presumido ou Autopatrocinados e também poderão fazer a adesão ao PGBL Kyndryl. Para saber mais sobre o plano da Kyndryl, acesse.

Sim, os funcionários da Kyndryl poderão fazer a adesão ao PGBL em qualquer momento, seguindo as regras de adesão e planos disponíveis. Para isso, basta entrar em contato através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para saber mais sobre o plano da Kyndryl, acesse.

Sim. Os participantes da Fundação IBM que tiverem interesse em se manter vinculados à Fundação terão a incidencia de taxa administrativa sobre o saldo acumulado no valor de 0,39% ao ano. O pagamento da taxa adminstrativa será através de desconto mensal direto no saldo acumulado do participante.

Sim. A taxa de administração financeira ou taxa dos investimentos (Item 2.26 do regulamento), também é conhecida como taxa de gestão e trata-se de um percentual anual que é cobrado pelo Gestor para operacionalizar e gerir o dinheiro investido. A rentabilidade observada no site da FPIBM é líquida, ou seja, já descontada a taxa de gestão dos Fundos. As taxas estão explicitadas nos regulamentos dos fundos que estão publicados no site da Comissão de Valores Mobiliários - CVM.

Em caso de dúvidas não solucionadas nas palestras, clínicas e também no Q&A disponível, as dúvidas sobre a Fundação IBM poderão ser direcionadas para o id Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

É a possibilidade de o participante passar a ser um aposentado da Fundação IBM, recebendo o benefício mensal de acordo com a sua escolha e ainda contar com um saque único de até 25% do seu saldo quando precisar.

Para isso, no momento da migração, o participante precisa ter atingido a elegibilidade à aposentadoria de acordo com as regras do regulamento vigente (até 05/08/2008: 70 anos somando idade e tempo de serviço; após esta data, somar 70 anos, desde que 55 anos de idade e 15 anos de serviço ou 75 anos, sem valores fixos para idade e anos de serviço).

Para solicitar a aposentadoria, é necessário o preenchimento de 3 formulários que serão enviados por email através do logon Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., a partir de 01 de junho.

Portanto, se você é ou será elegível à aposentadoria no momento da migração, nenhuma ação será necessária da sua parte para iniciar o processo.

Descrição dos formulários:

1. Renda Mensal: ao preencher este formulário, você escolherá o valor que receberá por mês como benefício. Pode ser um valor fixo, um percentual sobre o saldo ou em anos. Independente do critério utilizado, o valor final, em reais, precisa estar entre 0,1 e 2% do seu saldo (obs.: a incidência do imposto de renda é sobre o valor escolhido de acordo com o regime de tributação informado no momento da adesão ao plano.
  2. Dependentes de imposto de renda: neste formulário, você indicará quem são os seus dependentes de imposto de renda, se aplicável
  3. Beneficiários em caso de falecimento: é fundamental que a informação de beneficiário em caso de falecimento esteja atualizada em nosso sistema. Então, preenchendo esse formulário no momento da solicitação da aposentadoria, garantimos que você tenha beneficiários cadastrados e, acima de tudo, atualizados

Informações Importantes:

Após preenchimento dos formulários, você deve responder ao e-mail que recebeu com os formulários enviando-os digitalmente devidamente preenchidos.

A concessão da aposentadoria e, consequentemente o início do recebimento do benefício mensal, será no último dia útil de agosto. Depois, a partir de setembro, o benefício mensal será pago todo dia 20 ou dia útil anterior.

O valor do benefício poderá ser atualizado duas vezes ao ano, em junho e dezembro, com vigências, respectivamente, em julho e janeiro e as alterações de perfil continuam com a mesma regra, podem ser feitas a cada três meses da última atualização realizada.

Ex: Saldo da fundação de R$ 1.850.000,00 / (1.100 X 13) = 129,37 ou seja, pedir a renda em 129 anos para receber o valor mínimo.

Em relação ao plano médico e seguro de vida, por ser um benefício concedido pela IBM e não pela Fundação IBM, o time responsável enviará uma comunicação com as orientações sobre o tema até o dia 28/05/2021.

Perguntas e Respostas

Sim, é pago em duas parcelas. A primeira em novembro e a segunda, em dezembro.

Não, não é possível nenhuma forma de contribuição/aporte.

Ao encerrar o seu saldo, você perderá o vínculo com a Fundação IBM.

Não, é um saque único, mesmo que seja num percentual inferior a 25%.

Os contracheques ficam disponíveis na Área do Participante.

Em breve você fará parte da kyndryl e, por isso, precisará escolher o que quer fazer com o seu fundo na Fundação IBM. Abaixo, você encontrará todas as orientações a respeito desse tema. Além disso, teremos várias sessões explicativas além de plantões de dúvidas. Fique atento que, em breve, você receberá as datas disponíveis.

Caso, ainda assim, você não encontre o que precisa ou continue com alguma dúvida, estamos à disposição para auxiliá-lo através do Fale com a Fundação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O que fazer?

Entre 01 de junho e 30 de setembro os funcionários que farão parte da Kyndryl devem acessar o site da Fundação, clicando aqui para efetuar a escolha sobre seu fundo de previdência.

Qualquer que seja a sua escolha, você a manifestará de forma online e simples, através do que chamamos na Fundação de Instituto Online. Para isso, bastará você acessar a Área do Participante do nosso site a partir de 01 de junho e fazer a sua solicitação. Nós enviaremos a você um email com as orientações.

Abaixo, estão os detalhes de cada uma delas para lhe auxiliar na tomada de decisão.

Caso você queira saber mais sobre o plano PGBL oferecido pela kyndryl, acesse: w3.ibm.com/w3publisher/pgblkyndryl

Importante: Caso você não faça sua opção até o dia 30 de setembro, em 01 de outubro será presumido o (BPD) Benefício Proporcional Diferido em seu fundo de previdência.

E quais são as minhas opções?

Você pode escolher entre as 4 opções abaixo:

Links importantes

Informações sobre o plano PGBL oferecido pela kyndryl: w3.ibm.com/w3publisher/pgblkyndryl

Ebook com principais orientações sobre a migração: clique aqui.

Palestras explicativas:

- Palestras para participantes da Fundação não elegíveis a aposentadoria

Palestra 1: 27/05 às 15h - Gravação

Palestra 2: 02/06 às 10h (Concluída - Gravação indisponível)

Palestra 3: 09/06 às 15h - Gravação

- Palestras para elegíveis à aposentadoria pela Fundação IBM

Palestra: 28/05 às 15h - Gravação

Apresentações das Palestras: clique aqui.

É a possibilidade de o participante permanecer na Fundação IBM assumindo o pagamento das suas contribuições e das contribuições da patrocinadora (de acordo com as regras vigentes do plano). Há cobrança de taxa administrativa.

O valor da despesa administrativa é calculado com base no saldo do participante e descontado diretamente deste, mensalmente, sendo 0,39% ao ano.

Esse desconto pode ser vizualizado diretamente no site do participante todo dia 15 ou dia útil anterior. E, como o saldo varia mês a mês, o valor da despesa não é fixo, ou seja, também sofre alterações.

Ao optar pelo autopatrocínio, o participante pode realizar a opção pelo percentual de sua preferência, que pode ser de 0 a 30% do seu salário (as regras permanecem as mesmas, de acordo com o plano do participante.

Após inclusão como autopatrocinado, a alteração de percentual de contribuição fica disponível no site do participante, podendo ser alterada mensalmente, com a data de corte o dia 15.

Não é possível a realização de aportes adicionais.

O pagamento mensal é efetuado exclusivamente através de boleto bancário com vencimento no último dia útil do mês.

O boleto fica disponível no site do participante até a data de vencimento. Quando o boleto estiver disponível, é enviado um e-mail automático informando a disponibilidade. o participante precisa acompanhar a atualização após a confirmação de recebimento da solicitação pela Sínqia).

É necessário efetuar o pagamento das contribuições e despesa administrativa retroativas desde a data do desligamento até a data da opção pelo autopatrocínio.

5.4.1 (...) a falta de recolhimento de Contribuição ou de qualquer outro valor previsto neste Regulamento, no prazo para tanto estipulado neste Regulamento, sujeitará a Patrocinadora ou o Participante inadimplente, conforme o caso, aos seguintes encargos financeiros:

I multa de 5% (cinco por cento) sobre o valor não recolhido;

II juros de 1% (um por cento) ao mês

1. Localização do boleto no site do participante:

Saldo > Ver contribuições > Ver Histórico

2. Modelo de e-mail com notificação que o boleto está disponível:

3. Informações importantes:

- Ao abrir o e-mail que o Itaú envia automaticamente o envio do boleto via correio é cancelado.

- As 2°s vias dos boletos ficam disponíveis no site para impressão até a data de vencimento. Não são emitidas 2°s vias para boletos pagos ou vencidos.

• Conforme consta no item 5.2.8 do regulamento, os pagamentos podem ser efetuados até o último dia útil do mês, pois no primeiro dia útil do mês seguinte os mesmos são “baixados”, o que impede a emissão de segundas vias.

5.2.8 As Contribuições devidas pelo Participante que optar pelo instituto do autopatrocínio, assim como qualquer outro valor por ele também devido, deverão ser recolhidos através de estabelecimento bancário indicado pela FUNDAÇÃO até o último dia útil do mês de competência, sendo que todos os valores recolhidos até o último dia útil do mês serão investidos a partir do 1º (primeiro) dia útil do mês subsequente.

• O boleto do mês seguinte contemplará as contribuições do mês atual e anterior, sendo que a contribuição do mês anterior será atualizada conforme regulamento:
  • 4.1 (...) a falta de recolhimento de Contribuição ou de qualquer outro valor previsto neste Regulamento, no prazo para tanto estipulado neste Regulamento, sujeitará a Patrocinadora ou o Participante inadimplente, conforme o caso, aos seguintes encargos financeiros:
  • I multa de 5% (cinco por cento) sobre o valor não recolhido;
  • II juros de 1% (um por cento) ao mês

1. O autopatrocínio deve ser solicitado via Instituto Online, a partir de 01 de junho, após recebimento do e-mail da FP IBM com as orientações.
  2. Ao fazer a solicitação, você poderá escolher o % de contribuição baseado no seu último salário, que será ajustado anualmente de acordo com INPC.
  3. Após processamento, você receberá um email com a confirmação e mais detalhes.