Perguntas e Respostas

Aposentadoria

O desconto é feito direto na fonte de acordo com o regime de tributação escolhido pelo participante no momento da adesão (progressivo ou regressivo).

Sim, é pago em duas parcelas. A primeira em novembro e a segunda, em dezembro.

Não, não é possível nenhuma forma de contribuição/aporte.

Para os elegíveis à aposentadoria no momento da migração e que optarem por ela, não haverá despesa administrativa.

Ao encerrar o seu saldo, você perderá o vínculo com a Fundação IBM.

Sim, você pode fazer o saque único (LumpSum) no momento que julgar mais oportuno.

Não, é um saque único, mesmo que seja num percentual inferior a 25%.

O seu fundo será pago ao(s) beneficiário(s) indicado em parcela única após desconto do imposto de renda.

O pagamento é feito no último dia útil do mês seguinte ao recebimento da documentação do(s) beneficiário(s).

A alteração é feita na Área do Participante, através do ícone Campanha de Alteração de Renda.

Sim, após 10 anos recebendo a renda mensal, você pode resgatar o seu saldo total remanescente.

Os contracheques ficam disponíveis na Área do Participante.

O informe de rendimentos é disponibilizado na Área do Participante até o último dia útil de fevereiro.

Você pode entrar em contato através do botão Atendimento na Área do Participante, pelo 0800 042 0622 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Basta entrar em contato através dos canais de atendimento e solicitá-la. De qualquer forma, todas os aposentados da Fundação IBM recebem uma carteirinha de aposentado em casa cerca de 1 mês após o recebimento do primeiro benefício.

Você poderá ainda optar pelo Autopatrocínio e pelo BPD (Benefício Proporcional Diferido), lembrando que nessas duas opções você passará a ter o desconto da despesa administrativa.

O valor mínimo de renda que pode ser escolhido é o valor mínimo pago pela Previdência Social (R$ 1.100,00 para 2021). Esse valor pode ser pedido pela opção de renda em anos, através do seguinte cálculo: saldo da Fundação / (1.100 x 13), o resultado indica quantos anos deverá ser pedido a renda para que seja pago o valor mínimo, em caso que número decimal, sempre arredondar para menos.

Ex: Saldo da Fundação de R$ 1.850.000,00 / (1.100 X 13) = 129,37 ou seja, pedir a renda em 129 anos para receber o valor mínimo.

Autopatrocínio

O início do autopatrocínio é no mês seguinte à solicitação realizada por você. Entretanto, conforme perguntas 5 e 6, tanto as contribuições quanto o desconto da despesa administrativa, é feito retroativamente.

A alteração do percentual pode ser realizada mensalmente, com a data corte o dia 15. Zerar o percentual também é possível. Entretanto, caso você faça parte do plano de Contribuição Definida com adesão até 05/08/2008, ainda que você zere o percentual de contribuição, terá que pagar as contribuições da patrocinadora, no valor fixo de 3% de acordo com as regras do plano.

É utilizado o último salário do participante como ativo na patrocinadora. Depois, anualmente em dezembro, é o reajuste considerando o índice INPC acumulado de dezembro do ano anterior a novembro do ano vigente.

Não. Os planos são independentes e não existe a possibilidade de usar os valores de contribuição do PGBL Kyndryl para o pagamento das contribuições mensais como Autopatrocínio.

Sim. A opção pelo Autopatrocínio é retroativa. Ou seja, se você perdeu o vínculo com a patrocinadora em janeiro, fez a opção em fevereiro e o primeiro boleto será em março, você deverá acertar as contribuições geradas de forma retroativa ao mês da migração.

O valor da despesa administrativa é 0,39% ao ano e é descontado mensalmente diretamente do seu saldo. Ou seja, esse valor não vem no boleto para pagamento. Além disso, assim como as contribuições são retroativas, o desconto da despesa administrativa também é.

Caso o boleto vença, você não conseguirá mais pagá-lo. Assim, o boleto do mês seguinte contemplará o valor total pendente (incluindo multa de 5% sobre o valor não recolhido e juros de 1% ao mês, de acordo com os itens 5.2.8 e 5.4.1 do regulamento) mais a contribuição do mês corrente. Importante: após 3 meses de inadimplência e não retorno aos nossos contatos, será presumido o BPD (para casos em que o autopatrocinado tem mais de 3 anos de vínculo) ou o Resgate (para casos em que o autopatrocinado tem menos de 3 anos de vínculo).

Você poderá se tornar BPD, ou seja, deixar o seu fundo apenas rendendo sem fazer contribuições (a despesa administrativa permanece da mesma forma), pode portar o seu fundo para alguma outra entidade de previdência complementar compatível (PGBL) ou se aposentar, ao atingir a elegibilidade à aposentadoria. Obs.: O resgate só será possível após a separação definitiva das duas empresas.

Você deve entrar em contato conosco através do botão Atendimento na Área do Participante ou através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. solicitando a alteração desejada. Mais informações sobre BPD e Portabilidade estão disponíveis a seguir, neste material.

Não, apenas os aportes provenientes das contribuições mensais. Lembrando que você pode alterar o percentual de contribuição mensalmente para adequá-lo às suas necessidades.

O valor total do fundo, após desconto do imposto de renda (de acordo com o regime de tributação escolhido pelo participante), é pago aos beneficiários indicados pelo titular. Por isso, é de extrema importância que essas informações estejam atualizadas em nosso sistema. Acesse a Área do Participante e verifique se precisa realizar alguma alteração.

A alteração de perfil de investimento pode ser realizar a cada 3 meses da última alteração através da Área do Participante ou do app da Fundação IBM.

Benefício Proporcional Diferido

Não é possível realizar contribuições/aportes como BPD. O seu fundo ficará apenas rendendo de acordo com o perfil de investimento escolhido por você.

Após o BPD, você pode portar o seu fundo para outra previdência complementar compatível (PGBL) ou então, se aposentar quando for elegível. Obs.: O resgate só será possível após a separação definitiva das duas empresas.

Você deve entrar em contato conosco através do botão Atendimento na Área do Participante solicitando a portabilidade ou através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Mais informações sobre o processo de Portabilidade estão disponíveis a seguir, neste material.

Portabilidade

Não, apenas os gastos com cartório e envio dos documentos do participante no plano

Não há incidência de imposto de renda ao fazer o processo de portabilidade (o imposto de renda, de acordo com o regime de tributação escolhido, será descontado apenas quando o participante for usufruir da renda).

Aproximadamente 30 dias, dependendo do tempo de resposta da entidade que receberá a portabilidade bem como do participante solicitante.

Sim, o valor do fundo é reajustado considerando os dias desde a atualização do último saldo até a data em que ocorrerá a transferência. O índice utilizado para isso é o IPCA mais atualizado disponível.

De acordo com a atual legislação, os recursos objetos de Portabilidade não são passíveis de resgate e, se transferidos para uma entidade aberta de previdência complementar ou sociedade seguradora, serão utilizados para a contratação de renda mensal vitalícia ou por prazo determinado, cujo prazo mínimo não poderá ser inferior ao período em que a reserva foi constituída, observado o período mínimo de 15 (quinze) anos, conforme o disposto no artigo 14 § 4° da Lei Complementar n°. 109, de 29/05/2001. O Participante e a Entidade Receptora declaram neste ato ter pleno conhecimento deste requisito legal. Caso esta portabilidade tenha como Entidade Receptora uma entidade aberta, o valor será atualizado pelo IPCA.

De acordo com o artigo 16 da Resolução CGPC n°. 06, de 30/10/2003, os recursos objeto da portabilidade não transitarão por qualquer forma pelo Participante nem em sua conta corrente, salvo na forma de benefício.

Gerais

Quando ocorrer a transferência para a Kyndryl, os participantes da Fundação Previdenciária IBM terão entre 1 de junho e 30 de setembro de 2021  para acessar o site da Fundação (através do endereço www.fundacaoibm.com.br) e efetuar a escolha sobre seu fundo de previdência. As opções disponíveis são: Portabilidade, Autopatrocínio e BPD. Caso o participante não faça nenhuma escolha no período indicado, em 1 de outubro de 2021 será presumida a opção por Benefício Proporcional Diferido (BPD).

Ao ser transferido para a Kyndryl, o funcionário perde o vínculo empregatício com a IBM. Dessa forma, os participantes da Fundação Previdenciária IBM terão entre 1 de junho e 30 de setembro para acessar o site da Fundação ( www.fundacaoibm.com.br) e efetuar a escolha sobre seu fundo de previdência. As opções são: Portabilidade, Autopatrocínio e BPD.

Esta definição foi baseada na Resolução CGPC nº 12/2004, sobre a transferência de empregados, participantes de plano de benefícios de seu empregador (patrocinador do plano), para outra empresa do mesmo grupo econômico. É assegurado aos participantes transferidos a opção pelos seguintes institutos: (i) portabilidade; (ii) benefício proporcional diferido; ou (iii) autopatrocínio.

Os participantes da Fundação Previdenciária IBM terão entre 1 de junho a 30 de setembro de 2021 para acessar o site da Fundação (www.fundacaoibm.com.br) e efetuar a escolha sobre seu fundo de previdência. As opções são: Portabilidade, Autopatrocínio e BPD. Caso o participante não faça nenhuma opção até 30 de setembro será convertido a BPD Presumido a partir de 1 de outubro.

Sim, os participantes que já são elegíveis à aposentadoria poderão se aposentar pela Fundação e participar do PGBL Kyndryl caso tenham interesse.

Você deve acessar a área do Participante no site da Fundação IBM (www.fundacaoibm.com.br). Na área do participante, item Cadastro – Dados do Plano - Data para aposentadoria antecipada.

Você pode permanecer vinculado à Fundação IBM como BPD, BPD Presumido ou Autopatrocínio e desta forma, será elegível à aposentadoria.

A Portabilidade é a possibilidade de transferir (“portar”) 100% do saldo da conta do Participante, 100% do saldo de conta da Patrocinadora constante das subcontas básica, variável e extraordinária, além de uma parcela do saldo da subconta da reserva inicial para outro plano de benefício administrado por entidade de previdência complementar ou por companhia seguradora. Na portabilidade não há incidência de IR.

O Autopatrocínio é a possibilidade do participante permanecer na Fundação IBM, assumindo o pagamento das suas contribuições e das contribuições da patrocinadora (de acordo com as regras vigentes do plano). Fazendo essa opção, haverá cobrança de taxa administrativa de 0,39% ao ano.

O Benefício Proporcional Diferido (ou BPD) é a possibilidade do participante deixar seus recursos na Fundação IBM para receber o Benefício Proporcional (Aposentadoria) quando se tornar elegível. Fazendo essa opção, haverá cobrança de taxa administrativa de 0,39% ao ano, porém não há contribuição (nem do participante nem da patrocinadora).

Você deverá solicitar à Fundação Previdenciária IBM a Declaração de Concordância e o Termo de Portabilidade, onde deverão ser informados dados do novo plano aberto (PGBL).  Ao realizar a Portabilidade da Fundação Previdenciária IBM para o PGBL, os recursos deverão ser vertidos em forma de renda vitalícia ou prazo determinado, cujo prazo mínimo não poderá ser inferior ao período em que a reserva foi constituída na Fundação Previdenciária IBM. É importante mencionar que, de acordo com a atual legislação, os recursos objetos de Portabilidade não são passíveis de resgate e, se transferidos para uma entidade aberta de previdência complementar ou sociedade seguradora, serão utilizados para a contratação de renda mensal vitalícia ou por prazo determinado, cujo prazo mínimo não poderá ser inferior ao período em que a reserva foi constituída, observado o período mínimo de 15 (quinze) anos, conforme o disposto no artigo 14 § 4° da Lei Complementar n°. 109, de 29/05/2001.

Ao ser transferido para a Kyndryl, o participante perde o vínculo empregatício com a IBM. Com isso, os participantes da Fundação Previdenciária IBM terão as opções pela Portabilidade, pelo Autopatrocínio ou pelo BPD. O Resgate só será possível após a separação definitiva das duas empresas, prevista para ocorrer até o final de 2021. Logo, o participante que quiser resgatar deve permanecer vinculado à Fundação IBM via Autopatrocínio ou BPD até a separação definitiva e só então poderá solicitar o Resgate.

Você poderá efetuar o resgate somente após a separação definitiva das duas empresas, desde que esteja vinculado à Fundação IBM como BPD, BPD Presumido ou Autopatrocínio.

Porque, em caso de reorganização societária do grupo econômico, os participantes que optarem pelo Benefício Proporcional Diferido - BPD ou pelo Autopatrocínio, poderão solicitar o Resgate de Contribuições desde que observadas as regras dispostas no Regulamento do Plano de Benefícios de Contribuição definida da IBM Brasil.

Você deve acessar a área do participante no site da Fundação IBM com o seu CPF e senha e clicar em Institutos.

Somente serão válidas adesões realizadas até 31/07/2021. A partir desta data, somente serão aceitas adesões no PGBL Kyndryl que estará disponível a partir de 01/Setembro/2021.

Sua adesão não será valida e você receberá um email com esta informação. Os formulários de adesão enviados durante o mês de Agosto não serão processados. A partir de 01/Agosto/2021 somente serão aceitas adesões no PGBL Kyndryl que estará disponível a partir de 01/Setembro/2021.

Você terá um plano de previdência ao optar pelo plano PGBL oferecido pela Kyndryl. Para saber mais sobre o plano da Kyndryl, acesse.

A adesão ao PGBL não é obrigatória, porém ao deixar de fazer parte do PGBL você abre mão de receber contribuições da Kyndryl em seu nome. Para saber mais sobre o plano da Kyndryl, acesse.

Sim. Os participantes da Fundação IBM poderão permanecer vinculados ao plano como BPD, BPD Presumido ou Autopatrocinados e também poderão fazer a adesão ao PGBL Kyndryl. Para saber mais sobre o plano da Kyndryl, acesse.

Sim, os funcionários da Kyndryl poderão fazer a adesão ao PGBL em qualquer momento, seguindo as regras de adesão e planos disponíveis. Para isso, basta entrar em contato através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para saber mais sobre o plano da Kyndryl, acesse.

Sim. Os participantes da Fundação IBM que tiverem interesse em se manter vinculados à Fundação terão a incidencia de taxa administrativa sobre o saldo acumulado no valor de 0,39% ao ano. O pagamento da taxa adminstrativa será através de desconto mensal direto no saldo acumulado do participante.

Sim. A taxa de administração financeira ou taxa dos investimentos (Item 2.26 do regulamento), também é conhecida como taxa de gestão e trata-se de um percentual anual que é cobrado pelo Gestor para operacionalizar e gerir o dinheiro investido. A rentabilidade observada no site da FPIBM é líquida, ou seja, já descontada a taxa de gestão dos Fundos. As taxas estão explicitadas nos regulamentos dos fundos que estão publicados no site da Comissão de Valores Mobiliários - CVM.

Em caso de dúvidas não solucionadas nas palestras, clínicas e também no Q&A disponível, as dúvidas sobre a Fundação IBM poderão ser direcionadas para o id Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Escrito por Bruna Nascimento Marchi
Categoria: Kyndryl