Benefício Proporcional Diferido

É a possibilidade de o participante deixar seus recursos na Fundação IBM para receber o Benefício Proporcional (Aposentadoria) quando se tornar elegível. Há incidência de despesa administrativa, porém não há contribuição (nem do participante nem da patrocinadora).

O valor da despesa administrativa é calculado com base no saldo do participante e descontado diretamente deste, mensalmente, sendo 0,39% ao ano.

Esse desconto pode ser vizualizado diretamente no site do participante todo dia 15 ou dia útil anterior. E, como o saldo varia mês a mês, o valor da despesa não é fixo, ou seja, também sofre alterações.

1. O BPD deve ser solicitado via Instituto Online, a partir de 01 de junho, após recebimento do e-mail da FP IBM com as orientações.
  2. Após processamento, você receberá um email com a confirmação e mais detalhes

Perguntas e Respostas

Não é possível realizar contribuições/aportes como BPD. O seu fundo ficará apenas rendendo de acordo com o perfil de investimento escolhido por você.

O valor da despesa administrativa é 0,39% ao ano e é descontado mensalmente diretamente do seu saldo.

A alteração de perfil de investimento pode ser realizar a cada 3 meses da última alteração através da Área do Participante ou do app da Fundação IBM.

Após o BPD, você pode portar o seu fundo para outra previdência complementar compatível (PGBL) ou então, se aposentar quando for elegível. Obs.: O resgate só será possível após a separação definitiva das duas empresas.

Você deve entrar em contato conosco através do botão Atendimento na Área do Participante solicitando a portabilidade ou através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Mais informações sobre o processo de Portabilidade estão disponíveis a seguir, neste material.

O valor total do fundo, após desconto do imposto de renda (de acordo com o regime de tributação escolhido pelo participante), é pago aos beneficiários indicados pelo titular. Por isso, é de extrema importância que essas informações estejam atualizadas em nosso sistema. Acesse a Área do Participante e verifique se precisa realizar alguma alteração.

Criado: Sexta, 07 Maio 2021 11:09
Publicado: Sexta, 07 Maio 2021 11:24