Autopatrocínio

É a possibilidade de o participante permanecer na Fundação IBM assumindo o pagamento das suas contribuições e das contribuições da patrocinadora (de acordo com as regras vigentes do plano). Há cobrança de taxa administrativa.

O valor da despesa administrativa é calculado com base no saldo do participante e descontado diretamente deste, mensalmente, sendo 0,39% ao ano.

Esse desconto pode ser vizualizado diretamente no site do participante todo dia 15 ou dia útil anterior. E, como o saldo varia mês a mês, o valor da despesa não é fixo, ou seja, também sofre alterações.

Ao optar pelo autopatrocínio, o participante pode realizar a opção pelo percentual de sua preferência, que pode ser de 0 a 30% do seu salário (as regras permanecem as mesmas, de acordo com o plano do participante.

Após inclusão como autopatrocinado, a alteração de percentual de contribuição fica disponível no site do participante, podendo ser alterada mensalmente, com a data de corte o dia 15.

Não é possível a realização de aportes adicionais.

O pagamento mensal é efetuado exclusivamente através de boleto bancário com vencimento no último dia útil do mês.

O boleto fica disponível no site do participante até a data de vencimento. Quando o boleto estiver disponível, é enviado um e-mail automático informando a disponibilidade. o participante precisa acompanhar a atualização após a confirmação de recebimento da solicitação pela Sínqia).

É necessário efetuar o pagamento das contribuições e despesa administrativa retroativas desde a data do desligamento até a data da opção pelo autopatrocínio.

5.4.1 (...) a falta de recolhimento de Contribuição ou de qualquer outro valor previsto neste Regulamento, no prazo para tanto estipulado neste Regulamento, sujeitará a Patrocinadora ou o Participante inadimplente, conforme o caso, aos seguintes encargos financeiros:

I multa de 5% (cinco por cento) sobre o valor não recolhido;

II juros de 1% (um por cento) ao mês

1. Localização do boleto no site do participante:

Saldo > Ver contribuições > Ver Histórico

2. Modelo de e-mail com notificação que o boleto está disponível:

3. Informações importantes:

- Ao abrir o e-mail que o Itaú envia automaticamente o envio do boleto via correio é cancelado.

- As 2°s vias dos boletos ficam disponíveis no site para impressão até a data de vencimento. Não são emitidas 2°s vias para boletos pagos ou vencidos.

• Conforme consta no item 5.2.8 do regulamento, os pagamentos podem ser efetuados até o último dia útil do mês, pois no primeiro dia útil do mês seguinte os mesmos são “baixados”, o que impede a emissão de segundas vias.

5.2.8 As Contribuições devidas pelo Participante que optar pelo instituto do autopatrocínio, assim como qualquer outro valor por ele também devido, deverão ser recolhidos através de estabelecimento bancário indicado pela FUNDAÇÃO até o último dia útil do mês de competência, sendo que todos os valores recolhidos até o último dia útil do mês serão investidos a partir do 1º (primeiro) dia útil do mês subsequente.

• O boleto do mês seguinte contemplará as contribuições do mês atual e anterior, sendo que a contribuição do mês anterior será atualizada conforme regulamento:
  • 4.1 (...) a falta de recolhimento de Contribuição ou de qualquer outro valor previsto neste Regulamento, no prazo para tanto estipulado neste Regulamento, sujeitará a Patrocinadora ou o Participante inadimplente, conforme o caso, aos seguintes encargos financeiros:
  • I multa de 5% (cinco por cento) sobre o valor não recolhido;
  • II juros de 1% (um por cento) ao mês

1. O autopatrocínio deve ser solicitado via Instituto Online, a partir de 01 de junho, após recebimento do e-mail da FP IBM com as orientações.
  2. Ao fazer a solicitação, você poderá escolher o % de contribuição baseado no seu último salário, que será ajustado anualmente de acordo com INPC.
  3. Após processamento, você receberá um email com a confirmação e mais detalhes.

Perguntas e Respostas

O início do autopatrocínio é no mês seguinte à solicitação realizada por você. Entretanto, conforme perguntas 5 e 6, tanto as contribuições quanto o desconto da despesa administrativa, é feito retroativamente.

A alteração do percentual pode ser realizada mensalmente, com a data corte o dia 15. Zerar o percentual também é possível. Entretanto, caso você faça parte do plano de Contribuição Definida com adesão até 05/08/2008, ainda que você zere o percentual de contribuição, terá que pagar as contribuições da patrocinadora, no valor fixo de 3% de acordo com as regras do plano.

É utilizado o último salário do participante como ativo na patrocinadora. Depois, anualmente em dezembro, é o reajuste considerando o índice INPC acumulado de dezembro do ano anterior a novembro do ano vigente.

Não. Os planos são independentes e não existe a possibilidade de usar os valores de contribuição do PGBL Kyndryl para o pagamento das contribuições mensais como Autopatrocínio.

Sim. A opção pelo Autopatrocínio é retroativa. Ou seja, se você perdeu o vínculo com a patrocinadora em janeiro, fez a opção em fevereiro e o primeiro boleto será em março, você deverá acertar as contribuições geradas de forma retroativa ao mês da migração.

O valor da despesa administrativa é 0,39% ao ano e é descontado mensalmente diretamente do seu saldo. Ou seja, esse valor não vem no boleto para pagamento. Além disso, assim como as contribuições são retroativas, o desconto da despesa administrativa também é.

Caso o boleto vença, você não conseguirá mais pagá-lo. Assim, o boleto do mês seguinte contemplará o valor total pendente (incluindo multa de 5% sobre o valor não recolhido e juros de 1% ao mês, de acordo com os itens 5.2.8 e 5.4.1 do regulamento) mais a contribuição do mês corrente. Importante: após 3 meses de inadimplência e não retorno aos nossos contatos, será presumido o BPD (para casos em que o autopatrocinado tem mais de 3 anos de vínculo) ou o Resgate (para casos em que o autopatrocinado tem menos de 3 anos de vínculo).

Você poderá se tornar BPD, ou seja, deixar o seu fundo apenas rendendo sem fazer contribuições (a despesa administrativa permanece da mesma forma), pode portar o seu fundo para alguma outra entidade de previdência complementar compatível (PGBL) ou se aposentar, ao atingir a elegibilidade à aposentadoria. Obs.: O resgate só será possível após a separação definitiva das duas empresas.

Você deve entrar em contato conosco através do botão Atendimento na Área do Participante ou através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. solicitando a alteração desejada. Mais informações sobre BPD e Portabilidade estão disponíveis a seguir, neste material.

Não, apenas os aportes provenientes das contribuições mensais. Lembrando que você pode alterar o percentual de contribuição mensalmente para adequá-lo às suas necessidades.

O valor total do fundo, após desconto do imposto de renda (de acordo com o regime de tributação escolhido pelo participante), é pago aos beneficiários indicados pelo titular. Por isso, é de extrema importância que essas informações estejam atualizadas em nosso sistema. Acesse a Área do Participante e verifique se precisa realizar alguma alteração.

A alteração de perfil de investimento pode ser realizar a cada 3 meses da última alteração através da Área do Participante ou do app da Fundação IBM.

Escrito por Bruna Nascimento Marchi
Categoria: Kyndryl