Aposentadoria

É a possibilidade de o participante passar a ser um aposentado da Fundação IBM, recebendo o benefício mensal de acordo com a sua escolha e ainda contar com um saque único de até 25% do seu saldo quando precisar.

Para isso, no momento da migração, o participante precisa ter atingido a elegibilidade à aposentadoria de acordo com as regras do regulamento vigente (até 05/08/2008: 70 anos somando idade e tempo de serviço; após esta data, somar 70 anos, desde que 55 anos de idade e 15 anos de serviço ou 75 anos, sem valores fixos para idade e anos de serviço).

Para solicitar a aposentadoria, é necessário o preenchimento de 3 formulários que serão enviados por email através do logon Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., a partir de 01 de junho.

Portanto, se você é ou será elegível à aposentadoria no momento da migração, nenhuma ação será necessária da sua parte para iniciar o processo.

Descrição dos formulários:

1. Renda Mensal: ao preencher este formulário, você escolherá o valor que receberá por mês como benefício. Pode ser um valor fixo, um percentual sobre o saldo ou em anos. Independente do critério utilizado, o valor final, em reais, precisa estar entre 0,1 e 2% do seu saldo (obs.: a incidência do imposto de renda é sobre o valor escolhido de acordo com o regime de tributação informado no momento da adesão ao plano.
  2. Dependentes de imposto de renda: neste formulário, você indicará quem são os seus dependentes de imposto de renda, se aplicável
  3. Beneficiários em caso de falecimento: é fundamental que a informação de beneficiário em caso de falecimento esteja atualizada em nosso sistema. Então, preenchendo esse formulário no momento da solicitação da aposentadoria, garantimos que você tenha beneficiários cadastrados e, acima de tudo, atualizados

Informações Importantes:

Após preenchimento dos formulários, você deve responder ao e-mail que recebeu com os formulários enviando-os digitalmente devidamente preenchidos.

A concessão da aposentadoria e, consequentemente o início do recebimento do benefício mensal, será no último dia útil de agosto. Depois, a partir de setembro, o benefício mensal será pago todo dia 20 ou dia útil anterior.

O valor do benefício poderá ser atualizado duas vezes ao ano, em junho e dezembro, com vigências, respectivamente, em julho e janeiro e as alterações de perfil continuam com a mesma regra, podem ser feitas a cada três meses da última atualização realizada.

O valor mínimo de renda que pode ser escolhido é o valor mínimo pago pela Previdência Social (R$ 1.100,00 para 2021). Esse valor pode ser pedido pela opção de renda em anos, através do seguinte cálculo: saldo da Fundação / (1.100 x 13), o resultado indica quantos anos deverá ser pedido a renda para que seja pago o valor mínimo, em caso que número decimal, sempre arredondar para menos.

Ex: Saldo da fundação de R$ 1.850.000,00 / (1.100 X 13) = 129,37 ou seja, pedir a renda em 129 anos para receber o valor mínimo.

Em relação ao plano médico e seguro de vida, por ser um benefício concedido pela IBM e não pela Fundação IBM, o time responsável enviará uma comunicação com as orientações sobre o tema até o dia 28/05/2021.

Perguntas e Respostas

O desconto é feito direto na fonte de acordo com o regime de tributação escolhido pelo participante no momento da adesão (progressivo ou regressivo).

Sim, é pago em duas parcelas. A primeira em novembro e a segunda, em dezembro.

Não, não é possível nenhuma forma de contribuição/aporte.

Para os elegíveis à aposentadoria no momento da migração e que optarem por ela, não haverá despesa administrativa.

Ao encerrar o seu saldo, você perderá o vínculo com a Fundação IBM.

Sim, você pode fazer o saque único (LumpSum) no momento que julgar mais oportuno.

Não, é um saque único, mesmo que seja num percentual inferior a 25%.

O seu fundo será pago ao(s) beneficiário(s) indicado em parcela única após desconto do imposto de renda.

O pagamento é feito no último dia útil do mês seguinte ao recebimento da documentação do(s) beneficiário(s).

A alteração é feita na Área do Participante, através do ícone Campanha de Alteração de Renda.

Sim, após 10 anos recebendo a renda mensal, você pode resgatar o seu saldo total remanescente.

Os contracheques ficam disponíveis na Área do Participante.

O informe de rendimentos é disponibilizado na Área do Participante até o último dia útil de fevereiro.

Você pode entrar em contato através do botão Atendimento na Área do Participante, pelo 0800 042 0622 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Basta entrar em contato através dos canais de atendimento e solicitá-la. De qualquer forma, todas os aposentados da Fundação IBM recebem uma carteirinha de aposentado em casa cerca de 1 mês após o recebimento do primeiro benefício.

Você poderá ainda optar pelo Autopatrocínio e pelo BPD (Benefício Proporcional Diferido), lembrando que nessas duas opções você passará a ter o desconto da despesa administrativa.

Ex: Saldo da Fundação de R$ 1.850.000,00 / (1.100 X 13) = 129,37 ou seja, pedir a renda em 129 anos para receber o valor mínimo.

Criado: Sexta, 07 Maio 2021 11:09
Publicado: Sexta, 07 Maio 2021 11:24