FPI On - O Jornal da Fundação IBM

Quando o assunto é aposentadoria, não há lugar melhor para colocar seu dinheiro do que a Fundação IBM, e nós explicamos o porquê.

Ao investir nosso dinheiro, temos que ter um objetivo, uma meta. Pode ser comprar um smartphone, adquirir a casa própria ou constituir uma reserva para receber uma renda complementar ao INSS na aposentadoria. No mercado existem produtos específicos para previdência, como os PGBLs e VGBLs, e há especialistas que indicam produtos como o Tesouro Direto ou portfólios com outros tipos de investimento para este fim. Porém, listamos 5 motivos pelos quais o Plano CD da Fundação IBM continua sendo a melhor opção para formar sua poupança para a aposentadoria:

 

CONTRIBUIÇÃO DA EMPRESA EM SEU NOME

Quando você contribui para o plano, a empresa também faz contribuições na sua conta individual. As regras variam de acordo com o tempo de empresa e o valor do salário, mas esta contribuição é um retorno imediato sobre seus investimentos, o que não existe em nenhum outro produto no mercado.

INCENTIVOS E ISENÇÕES FISCAIS

Quem faz declaração completa de imposto de renda pode aproveitar o incentivo fiscal oferecido pelo governo, onde você pode deduzir suas contribuições ao plano da sua base de cálculo do IR até o limite de 12% da sua renda bruta anual tributável. Além disso, o rendimento do seu saldo no plano não é tributado, diferente dos fundos de investimento normais onde existe o “come-cotas” semestralmente. A única tributação que ocorre no plano é sobre o benefício lá na aposentadoria, de acordo com o regime escolhido pelo participante (progressivo ou regressivo).

SEM TAXAS

A Fundação IBM, que administra o plano, é uma entidade sem fins lucrativos e as taxas necessárias para cobrir os custos de administração do plano, para funcionários ativos, são pagas pela patrocinadora e não pelos participantes.

COBERTURA PARA IMPREVISTOS

Além de diversas opções em caso de desligamento na empresa, o plano também oferece o pagamento único aos beneficiários indicados de todo o saldo investido na Fundação IBM em caso de morte do participante e uma renda vitalícia em caso de invalidez, sem custo adicional para o participante.

SEU INVESTIMENTO É PERSONALIZADO

Em um PGBL/VGBL adquirido no varejo, seus depósitos vão para algum fundo de investimentos com pouca flexibilidade. Já na Fundação IBM seus investimentos são feitos de acordo com o perfil de investimento que você escolher (são oito opções), e todos os perfis disponíveis são administrados por gestores profissionais e monitorados constantemente.

 

Para mais informações sobre as regras do Plano CD da Fundação IBM, leia o material explicativo, utilize o simulador e, se precisar, entre em contato com nossa equipe.

Fonte: Jornal da Fundação Previdenciária IBM - FPI On - Edição #03

Acessos: 15787